Arquivo Público do Ceará recebe Certificado do Programa Memória do Mundo da Unesco

5 de julho de 2012 - 19:22

Acervo documental do período do regime militar do Arquivo Público do Ceará, contendo mais de três mil documentos, foi destacado com o certificado “Fonds of the networks of information of the military regime in Brazil (1974-1985)” , pelo Programa Memória do Mundo da Unesco, durante Fórum de Arquivos Públicos Brasileiros, realizado na última semana no Rio de Janeiro.

 

O diretor do Arquivo Público, Márcio Porto, passou o Certificado às mãos do secretário da Cultura, Professor Pinheiro, nesta quinta-feira, 5, destacando a importância desse reconhecimento, que atesta o compromisso da Secretaria, por meio do Arquivo, em identificar e conservar essa documentação. De acordo com Márcio Porto, além do arquivo do Ceará, apenas outros sete estados têm esta certificação. O Programa da Unesco tem por objetivo identificar documentos ou conjuntos documentais considerados em situação de risco que tenham valor de patrimônio documental da humanidade. Estes são inseridos no Registro Internacional de Patrimônio Documental, a partir da aprovação por comitê internacional de especialistas.

 

Para o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, este certificado é um reconhecimento pelo trabalho de identificação e conservação dessa massa documental que representa “parte importante do nosso passado e indispensável para compreensão da história”, destacou o secretário da Cultura. Pinheiro lembrou ainda, que com a Lei de Acesso à Informação essa massa documental, composta de documentos do antigo Dops, Polícia Federal, Serviço Estadual de Informações, entre outros, passa a ser de livre acesso a qualquer cidadão, independente de suas motivações. “É importante informar que este acervo está todo digitalizado e disponível no nosso Arquivo e também no Portal “Memórias Reveladas: As lutas políticas no Brasil (1964-1985), do Arquivo Nacional”, acrescentou o secretário.

 

05.07.2012

Coordenação de Comunicação da Secult

Sonara Capaverde (85 3101.6759)