Hospital Albert Sabin promove caminhada pela doação de órgãos

6 de julho de 2012 - 14:21

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), por meio da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), realiza neste sábado (7), das 7 horas às 11 horas, a “Caminhada pela Sensibilização em Transplantes”. O objetivo é conscientizar os profissionais de saúde e a sociedade cearense sobre a importância da doação de órgãos e da realização de transplantes. A jornada se inicia no calçadão da Av. Beira Mar, em frente ao Náutico Clube, e vai até a Praça dos Estressados, onde serão desenvolvidas várias ações de mobilização.

 

Entre as atividades estão a distribuição de folders, a verificação de glicemia, pressão arterial e exame rápido de hepatite C, além de vacinação contra a Gripe A e orientação sobre a doação de medula óssea. Cada participante terá direito a uma bolsa, uma camisa e um boné com a marca do evento. Para garantir a segurança, guardas da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) e Sérvio de Atendimento Móvel de Urgência estarão no local. O evento contará também com a participação de integrantes das associações dos transplantados renais, cardíacos e hepáticos do Ceará

 

A caminhada marca o encerramento do III Curso de Sensibilização em Transplantes 2012, que teve início no dia 18 de maio. Neste ano, o tema foi “A Doação de Órgãos começa na UTI”. A iniciativa teve o apoio do Serviço Social, da Coordenação de Enfermagem e da Educação Permanente de Enfermagem, além da Central de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (Sesa).

 

TRANPLANTES

 

Até o dia 06 de junho deste ano, já haviam sido realizados no Estado 486 transplantes, sendo 103 de rim, três de rim/pâncreas, 14 de coração, 70 fígado, dois de pulmão, oito de medula óssea, 377 de córnea, um de pâncreas isolado, um de pâncreas pós-rim e sete de esclera.

 

Serviço:
“Caminhada pela Sensibilização em Transplantes”.
Local: Av. Beira Mar (saindo do Náutico Clube e indo até a Praça dos Estressados)
Data: 07 de julho
Horário: 7h às 11h

 

06.07.2012

Assessora de Comunicação do Hias

Raquel Mourão (imprensa@hias.ce.gov.br / 85 9925.9444 – 3256.1574)