Semace multa 19 carros por emissão de fumaça negra no Cariri

9 de julho de 2012 - 12:18

A equipe do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou blitze na região do Cariri, no período de 3 a 5 de julho. Na oportunidade, 421 veículos foram vistoriados para a verificação do índice de poluição emitido pelos  escapamentos. Desse total, 19 estavam emitindo fumaça acima do nível permitido, sendo quatro em Crato, 12 em Juazeiro do Norte e três em Barbalha.

 

Para fazer a medição a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, constituída por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. A medição é realizada traçando-se um comparativo entre a cor da fumaça expelida pelo carro e as cores da escala, identificando assim, o nível de poluição.

 

A multa varia de R$ 1.239,33 a R$ 4.957,32. Porém, caso o responsável pelo veículo apresente-o à Semace para uma nova vistoria dentro de 15 dias, a contar da autuação, e esse esteja dentro dos padrões, a multa tem uma redução de 50%. O objetivo é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela fumaça emitida pelos carros movidos a diesel que circulam com o motor desregulado.

 

Atenção especial

 

De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Fumaça Negra, Francisco de Oliveira, a região do Cariri vem recebendo uma atenção especial da equipe, pois há uma grande quantidade de veículos movidos a diesel circulando naquela região. “Aqui podemos ver um tráfego intenso de caminhões e transportes alternativos. Infelizmente, o índice de veículos poluindo o meio ambiente tem ficado acima da média”, ressaltou Oliveira.

 

Para finalizar, o coordenador do programa aconselhou que os proprietários dos automóveis procurem sempre fazer a manutenção adequada de seus carros para evitar a emissão de fumaça.

 

Assessoria de Comunicação da Semace

Leandro Assunção (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)

Twitter:@semace

Facebook:semace.gov