Mais de 500 jovens são engajados em 60 empresas

11 de julho de 2012 - 15:11

Grupo de 500 jovens ganha nesta quinta-feira (12) a oportunidade do primeiro emprego no mercado formal de trabalho e a possibilidade de uma vida nova, digna e cidadã. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Projeto Primeiro Passo, celebra convênio com 60 empresas para engajamento de 500 jovens nos segmentos da indústria, comércio e serviços, em Fortaleza. O objetivo das parcerias é proporcionar ao jovem a oportunidade de lidar com a complexidade do mercado, trabalhando em diferentes setores da economia e participando de equipes, com iniciativas, experiências e departamentos distintos.

 

Inicialmente, serão inseridos nas empresas estudantes do 3º ano do ensino médio, que iniciarão suas atividades como estagiários remunerados, a partir de agosto próximo. Os jovens receberão da STDS bolsa no valor de R$ 250,00, fardamento e auxílio-transporte durante os seis meses de estágio. A expectativa é que, pelo menos, 50% dos estagiários serão efetivados ao final dos seis meses.

 

Portas abertas

 

Para o secretário da STDS, Evandro Leitão, a qualificação prática é o mais importante. “Com essa parceria a custo zero para as empresas, esperamos que os jovens aproveitem a oportunidade de ter um real contato com o mercado de trabalho. É a oportunidade de ingresso em uma nova vida. É uma nova porta que abrimos para que nossa juventude siga em frente. Só com educação e capacitação iremos conseguir isso”, declarou Evandro Leitão.

 

Qualificação cidadã

 

Com 10 mil jovens capacitados em 2011 e 38 mil pessoas nos últimos cinco anos, só por meio do projeto Primeiro Passo, a STDS reforça e mantém, a cada dia, o compromisso com a qualificação do trabalhador cearense. Até o final de 2012, a perspectiva é que o programa, que já conta com 1.230 empresas parceiras, capacite mais 10 mil jovens em todo o Estado, nas três linhas de ação do Projeto.

 

Na linha de ação Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Na segunda linha de atuação, a Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

 

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

 

Serviço:

 

Data: 12 de julho (quinta-feira)
Horário: 8h30
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

 

11.07.2012

Assessoria de Comunicação Social da STDS

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2099 / 2089)

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline