Refinaria do Ceará é fundamental para equilibrar oferta e demanda de combustíveis

11 de julho de 2012 - 20:07

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, reafirmou nesta quarta-feira (11) ao governador do Ceará, Cid Gomes, a importância da refinaria Premium II para que a Petrobras possa atender o mercado interno de derivados de petróleo. A demanda de combustíveis estimada para 2020 no País é de aproximadamente 3,4 milhões de barris por dia.

 

Graça Foster e Cid Gomes reuniram-se no Edifício Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, na companhia de auxiliares do Governador e diretores da Petrobras. A presidente apresentou o andamento do projeto da Premium II, no município de Caucaia, a 50 Km de Fortaleza, no Complexo Industrial e Portuário de Pecém (CIPP). O projeto encontra-se em fase de avaliação para adequação aos parâmetros internacionais de preço, prazo e uso de tecnologia padronizada.

 

petrobras2“Atingir o equilíbrio no balanço entre oferta e demanda de combustíveis no mercado interno é uma busca constante da Companhia, e para isso nós contamos com a construção da Premium II”, afirmou a presidente da Petrobras.

 

A refinaria terá capacidade de processar 300 mil barris de petróleo por dia, abastecendo o mercado com Óleo Diesel 10 ppm (63,5% da produção), Nafta Petroquímica (15,3%), Querosene de Aviação (12,6%), Coque (2,8%) e Óleo Bunker (1,6%).

 

petrobras3Os produtos terão qualidade premium e atenderão às especificações internacionais. A operação da Premium II, a depender da solução tecnológica adotada, deve ser iniciada entre o final de 2017 e meados de 2018, em linha com o Plano de Negócios anterior, para o período 2011-2015.

 

A reunião contou com a participação dos diretores da Petrobras José Carlos Cosenza (Abastecimento), José Antonio de Figueiredo (Engenharia, Tecnologia e Materiais) e José Eduardo Dutra (Corporativo e Serviços), Adail Fontenele (secretário da Infraestrutura do Governo), Fernando Oliveira (Procurador-Geral do Estado) e João Marcos (secretário-adjunto da Fazenda).

 

11.07.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado com informações da Petrobras

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)