Abertas inscrições para Curso de Fundamentos em Gerontologia

12 de julho de 2012 - 13:22

A Escola de Saúde Pública do Ceará está com inscrições abertas até o dia  13 de julho, para a segunda turma do Curso de Fundamentos em Gerontologia. O curso tem como objetivo fortalecer a abordagem gerontológica para a melhoria da atenção ao idoso e a consolidação do envelhecimento ativo na Rede de Atenção à Saúde do estado do Ceará.

 

Das inscrições só podem participar os profissionais de nível superior que atuam no SUS e têm liberação por escrito da chefia imediata a ser entregue à coordenação no primeiro dia do curso. As inscrições, que deverão ser realizadas online, serão avaliadas e a relação de participantes será divulgada no dia 20 de julho no site da ESP-CE.

 

Com carga horária de 40 horas, o curso é voltado para profissionais de nível superior da rede de atenção à saúde do Ceará. As atividades são coordenadas pelo Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde da ESP-CE.

 

Especificamente, o  curso  pretende capacitar os participantes para compreender o processo de envelhecimento a partir de uma visão biopsicossocial; conhecer as políticas públicas de relevância para a saúde da pessoa idosa no Sistema Único de Saúde; analisar e discutir ações de promoção à saúde do idoso; identificar e discutir, de forma interdisciplinar, a abordagem dos principais problemas de saúde do idoso na rede de atenção à saúde do Ceará.

 

A metodologia do curso baseia-se na construção e elaboração de conhecimentos de acordo com a realidade do participante, utilizando métodos que facilitam o processo dialógico entre o facilitador e participante: Trabalhos em grupos, Exposições Interativas, Análise e Estudo de Situações Problema, Estudos Dirigidos e Exibição e Debate de Vídeos.

 

O conteúdo do curso abordará temas como “Envelhecimento, velhice e sociedade”, “Políticas e direitos da pessoa idosa”,  “Promoção do Envelhecimento ativo e saudável”,  “Atenção à saúde da pessoa idosa”. A aula inaugural do curso foi proferida pelo Coordenador da Central Nacional de Distribuição de Imunobiológicos do Ministério da Saúde, Doutor João Leonel Esteri.

 

12.07.2012

Assessoria de Imprensa da ESP-CE

Marcos Saudade / Amanda Peixoto (85 3101.1412)

Twitter: twitter.com/espce