Ponte dos Ingleses será reaberta com programação especial

13 de julho de 2012

Após a recuperação das suas instalações, a Ponte dos Ingleses, localizada em um dos pontos de maior vocação turística de Fortaleza, na Praia de Iracema, será reaberta nesta sexta-feira (13). Uma programação especial foi preparada pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo, para receber o público. A programação tem início nesta sexta, com apresentação da Banda Inbeats; no sábado (14), com a banda Soul Pop – Acústico; e no domingo (15), com o grupo Hvox. Os eventos acontecem sempre das 18 às 21 horas.

O local é ponto de observação de golfinhos e um perfeito localizada para contemplar o pôr-do-sol. O equipamento passou por obras de melhorias para comportar melhor os turistas e visitantes. O investimento, de cerca de R$ 371.622,47, provém do Tesouro Estadual.

A obra

A recuperação das instalações da Ponte dos Ingleses objetiva oferecer melhor conforto e segurança aos visitantes, que agora podem usufruir de uma melhor infraestrutura de acesso e conservação no equipamento turístico. Dentre outros serviços, foram realizados tratamentos e aplicação de hidrofugante onde há estrutura onde existe o concreto armado. Onde há tábuas danificadas, o piso foi trocado e recebeu uma aplicação de cupinicida e verniz naval. A pintura existente foi removida e promovido tratamento contra insetos e cupins. Ao todo, a Ponte dos ingleses possui 120 metros de comprimento, incluindo muretas de proteção e piso de madeira.

Um pouco da história

No início do século XX, o Porto de Fortaleza necessitava de melhoramentos e vários estudos foram realizados com este fim. Em dezembro de 1920 foi aprovado o famoso projeto de Lucas Bicalho, Inspetor Federal de Portos, Rios e Canais que visava um plano de melhoramentos que satisfizesse a condição de oferecer uma suficiente extensão de cais, bem preparado, até 8 metros de profundidade.

Em 1921, a firma inglesa Norton Griffths & Company Limited foi contratada para a realizações destas obras portuárias. As construções ficaram a cargo o engenheiro J. H. Kirwood, assessorado por George Ivan Copo, Robert Bleaby e Sebastião Flageli. Como os engenheiros eram ingleses, a obra passou a ser conhecida com ‘Ponte dos Ingleses’.

A construção da Ponte dos Ingleses ocorreu em março de 1923, com uma solenidade na qual estiveram presentes, entre outros, Justiniano de Serpa (na época Presidente do Estado). A última recuperação do equipamento ocorreu no ano 1994, quando a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projeto determinando sua recuperação, por ação tomada pela Secretaria da Cultura do Estado na época. Nas obras, a estrutura para uso público foi recuperada a e a urbanização para uso de lazer foi concluída.

13.07.2012

Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Inês Walraven/Mara Cybelly de Oliveira/Tunay Peixoto
(85) 3101.4654/8732.2041
CEC: twitter.com/cecceara e facebook.com/cecceara
SETUR: twitter.com/setur e facebook.com/cecceara
ACQUARIO: twitter.com/acquario_ceara e facebook.com/acquarioceara