Tianguá encerra a sexta edição do Festival União da Ibiapaba

13 de julho de 2012 - 14:00

Neste sábado, 14, encerra-se, em Tianguá, a 6ª edição do evento itinerante que movimenta doze municípios cearenses. O Festival União da Ibiapaba- FUI tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará. Foram realizados oficinas de arte, mostra de filmes e palestras, exibição dos cortejos populares, além de shows do cantor e compositor Ednardo,   Orquestra de Sanfonas do Ceará, Gilmar Nunes, Régis & Rogério a banda Arsenic, além de outros nomes da música e das artes alencarinas.

O Festival tem como meta estabelecer o fortalecimento da cultura, turismo, conscientização ecológica, compromisso social e crescimento econômico dos municípios que compõem a região da Ibiapaba: Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ipu, Croatá, Pires Ferreira, Reriutaba.

Além das manifestações artísticas, o evento contará com debates e palestras sobre a ecologia e intercâmbio de experiências sobre gastronomia. A programação das atrações foi programada  visando movimentar toda a cadeia produtiva da arte e da economia da região da Ibiapaba.

Atrações ecológicas

O Festival União da Ibiapaba (FUI) integra as cidades da Serra da Ibiapaba, conhecidas por sua beleza e clima ameno. É uma fusão do cerrado e remanescentes de Mata Atlântica. No cenário, muito verde, cachoeiras e o colorido das flores.

Em meio à diversidade, a natureza da serra atrai os praticantes do ecoturismo. Durante o festival, serão realizadas atividades de esportes de aventura, visitas às cachoeiras e às reservas florestais de Tianguá e Ubajara, pelas trilhas mais conhecidas da chapada.

Na região da Ibiapaba, encontram-se vestígios pré-históricos em gravuras rupestres nas pedras. Calcula-se que a idade desses desenhos está entre quatro e sete mil anos, antes mesmo da chegada dos primeiros índios na região.

Quanto aos pratos típicos da Serra da Ibiapaba, os turistas podem degustar delícias caseiras e quitutes locais, como doces, geleias, licores e a famosa cachaça artesanal, além do café da manhã regional.

13.07.2012

Assessoria de Comunicação da Secult
Sonara Capaverde (sonara.capaverde@secult.ce.gov.br / 85 3101.6759)