Criançada aproveita férias para cuidar da saúde bucal

16 de julho de 2012 - 13:08

Em Fortaleza, funcionam três Centros de Especialidades Odontológicas da Secretaria da Saúde do Estado. Em tempo de férias, como agora no mês de julho, o movimento aumenta. No CEO Joaquim Távora, que fica na Rua Monsenhor Bruno, 2570, e realiza 220 atendimentos por dia, o número de pacientes cresce 20% nas férias escolares do meio do ano.  O mesmo crescimento é registrado no CEO Rodolfo Teófilo, localizado na Rua Monsenhor Furtado, 740. No maior dos três CEOs, o que fica no Centro de Fortaleza, na Rua Tristão Gonçalves, 233, são feitos por dia 700 atendimentos.

 

Como unidades especializadas, que realizam serviços de periodontia, endodontia, instalação de próteses, os três CEOs recebem pacientes encaminhados pelas equipes do Programa Saúde da Família do município. A exceção são os casos de emergência. No CEO Centro e no CEO Joaquim Távora funciona sem parar nem aos finais de semana e feriados o serviço de emergência 24 horas. Nesses casos não há necessidade de encaminhamento do PSF. Na hora de surgir a dor de dente, por exemplo, mesmo que seja de madrugada, a pessoa recebe assistência e resolve o problema da dor.

 

Interior

 

No Interior, o Governo do Estado está concluindo a rede de 18 novos Centros de Especialidades Odontológicas. Já foram entregues à população os CEOs regionais em Ubajara, Acaraú, Baturité, Russas, Crateús, Crato, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Caucaia, Brejo Santo, Sobral, Itapipoca e Caucaia. Nos próximos meses estarão abertos para cuidar da saúde bucal os CEOs regionais em Cascavel, Canindé, Icó, Maracanaú e Quixeramobim.

 

16.07.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 8733.8213)