Ceará bate meta e vacina mais de 90% do rebanho contra a aftosa

19 de julho de 2012

Os produtores atenderam a chamada do Governo do Estado do Ceará e vacinaram mais de 90% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado na 1º etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os dados estão confirmados no relatório final da Adagri, após o último dia (15) de declaração das vacinas feitas pelos criadores. Os números finais serão divulgados pelo Secretário Nelson Martins e pelo presidente da Adagri Augusto Júnior, em coletiva de imprensa nesta sexta feira (20), no auditório do parque de exposições Governador César Cals, anexo à Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

 

A campanha iniciou dia 1º de junho e encerrou no dia 30 do mesmo mês. Dos 184 municípios do Estado, mais de 90 superaram o índice de 90%. Com todos os requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)  sendo cumpridos, desde a contratação de novos servidores, através de concurso, até a vacinação exigida, o Ceará deve sair da zona de risco médio e alcançar o status de livre com vacinação este ano.

 

Barreiras

 

Além de divulgar os números finais da 1º etapa da campanha contra a aftosa, SDA, Adagri e oficiais da Polícia Rodoviária Estadual e do Comando de Policiamento do Interior se reúnem para discutir estratégias de parceria nas atividades de barreiras, blitz e feiras agropecuárias no interior.

 

O trabalho foi intensificado com barreiras sanitárias fixas e móveis nas fronteiras do Ceará com o Rio Grande do Norte e Paraíba. A medida é para impedir a entrada de animais vindos destes estados sem autorização prévia e sem realização de quarentena.

 

As barreiras foram fechadas em maio, porque Rio Grande do Norte e Paraíba não se adequaram as normas do Mapa para pleitear o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.

 

Serviço:

 

Data: 20 de julho
Hora: 9 horas
Local: Auditório do parque de exposições Governador César Cals – Avenida Sargento Hermínio 2677. Bairro São Gerardo

 

19.07.2012

Assessoria de Comunicação da Adagri

Amanda Sobreira (amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br / 85 3101.8105)

www.twitter.com/@adagri