IX Festival Música na Ibiapaba exibe cenário musical cearense

20 de julho de 2012 - 16:20

O Ceará tem dado passos largos na formação musical, prova disso é o sucesso do Festival Música na Ibiapaba que, desde 2004, reúne centenas de jovens aprendizes e professores renomados na cidade de Viçosa do Ceará. Neste ano, o Festival acontece de 21 a 28 de julho e tem o compromisso de desenvolver jovens talentos e expandir o cenário musical cearense. Viçosa do Ceará, mais uma vez, será palco do festival que, com o apoio do Governo do Estado, tem o objetivo de acolher profissionais, educadores e estudantes de música e o público geral num evento que abre espaço para a música popular brasileira.

 

Essa ação tem beneficiado músicos e aprendizes em todo o Estado, em especial nos municípios da Serra da Ibiapaba. Em 2010, cerca de 300 alunos foram contemplados nos chamados “Casulinhos”, oficinas de iniciação musical. Antes do projeto, muitos não tiveram nenhum tipo de contato com a produção musical e hoje despertam interesse em aperfeiçoar suas técnicas.

 

Professores, instrutores e maestros de todo Brasil, especialistas em diversas áreas da música, foram convidados a ministrar as oficinas dos seis núcleos pedagógicos: Musicalização, Vocal, Instrumental, Estruturação e História, Didática Musical e Projetos Especiais. Nesse ano, dois convidados internacionais comporão o corpo docente: o produtor e pianista americano Adam Faulk, que já realizou trabalhos com nomes como Billy Paul, Terrence Howard, MC Lyte, entre outros e esteve nos palcos de cidades como Munique, Paris e Tóquio e o maestro uruguaio Pablo Trindade Roballo, diretor artístico do grupo Expresso 25 em Porto Alegre, desde outubro de 1996, e do grupo vocal “Sem Contraindicação” desde 2003.

 

Essas oficinas servirão como base para aguçar a criatividade, descobrir talentos e criar novas formações musicais como corais, orquestras, bandas e grupos de música instrumental. Essa edição beneficiará cerca de 1.000 inscritos em 58 oficinas, divididas em 78 turmas. As grandes atrações são as novas oficinas de Percussão Corporal e Musicalidade Instintiva, Introdução a Musicoterapia, Arranjo, Harmonia e Improvisação para Violão, Didática e Repertório Coral Adulto, Regência Coral, Regência de Corais e Grupos Vocais, Atividades Lúdicas: Brincadeiras Musicais e os projetos “Mel: música e literatura na infância” e “Música e literatura – Um abraço harmonioso”.

 

Programação Artística

Além das oficinas, os participantes e o público em geral poderão vivenciar a música através da diversificada programação artística. Esta edição trará apresentação inédita do trio Adam Faulk, César Machado e Miquéias dos Santos e espetáculo especial da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE).

 

Formada por aproximadamente 50 músicos regidos pelo maestro Alfredo Barros, a OSUECE se destaca por executar, dentre as composições nacionais e clássicas, peças de cearenses, estudantes do Bacharelado em Composição da UECE.

 

O violonista e clarinetista paulistas Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro apresentam o novo álbum “Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro Gravado ao Vivo na Bimhuis – Amsterdã”, o segundo da dupla, gravado após apresentação impecável na Holanda. O álbum conta com músicas inéditas de autoria do Duo, músicas do antigo CD e interpretações de grandes gênios da música brasileira, como Sivuca, Luperce Miranda, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth, entre outros.

 

Aulas Show

O Festival Música na Ibiapaba também promove aulas shows. Elas acontecem no auditório do Patronato, sempre às 18h e são abertas a todos os participantes do Festival. No dia 23, Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro são os responsáveis pela primeira aula. No dia 26 o sanfoneiro Waldonys mostra o que sabe para os alunos e públicos presentes no Patronato.

 

Segue a programação completa:


Dia 21

Sábado

Dia 22

Domingo


Dia 23

Segunda


Dia 24

Terça


Dia 25

Quarta


Dia 26

Quinta


Dia 27

Sexta


Dia 28

Sábado



Abertura Oficial

_

Orquestra Sinfônica da UECE



Roda de Som

_

Trio: Adam Faulk, César Machado e Miquéias


Roda de Som

_

Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro


Roda de Som

_

Encontro de Mestres



Grande Roda de Som (noite toda)


Mostra de Oficinas

_

Encontro de Mestres


Mostra de Oficinas

_

Waldonys e Banda



Mostra de Oficinas

 

Contatos para entrevistas:
Heriberto Porto, coord. pedagógico do IX Festival Música na Ibiapaba – 8823-1793
Lucile Horn, coord. pedagógica do IX Festival Música na Ibiapaba – 9987-3829

 

20.07.2012

 

Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC
Marco da Escóssia – (85) 3488.8625 | (85) 8733.8829
imprensa@dragaodomar.org.br