Ampliação da Usina Solar de Tauá e Cinturão das Águas em discussão no Coema

2 de agosto de 2012 - 14:07

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) deliberará nesta quinta-feira (2), durante sua 211ª Reunião Ordinária, a respeito da emissão das licenças prévias para ampliação da Central Geradora Solar Fotovoltaica Tauá e do projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A reunião está marcada para às 14 horas, na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza.

 

Na ocasião, técnicos da Superintendência apresentarão o parecer técnico elaborado a partir da análise do estudo ambiental de cada projeto, para que os conselheiros possam discutir e deliberar sobre os empreendimentos. Em caso de um posicionamento favorável do Coema a Semace emitirá as respectivas licenças.

 

A Central Geradora Solar Fotovoltaica Tauá, de interesse da MPX Tauá Energia Solar Ltda, já possui licença da Semace para operar a usina com uma produção de cinco megawatts (MW) . Essa fase é referente à ampliação da capacidade de geração em 45 MW. O empreendimento será implantado em uma área total de 185,9 hectares, no município de Tauá.

 

O outro parecer diz respeito ao Trecho 1 (Jati-Cariús) do Cinturão das Águas do Ceará, de Interesse do Governo do Estado, através da Secretaria dos Recursos Hídricos. Esta etapa terá uma extensão de 150 km, cruzando o território dos municípios de Jati, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato e Nova Olinda.

 

De acordo com o Relatório de Impacto Ambiental do CAC, este se constituirá em um sistema adutor com extensão total de aproximadamente 1.300 km, formado por um eixo principal e três ramais secundários, cuja finalidade é captar águas do São Francisco para todas as onze macro-bacias hidrográficas do Ceará.

 

Serviço:
211ª Reunião Ordinária do Coema
Local: Semace – Rua Jaime Benévolo, 1400, Fátima, Fortaleza-CE
Data: 02 de agosto de 2012
Horário: 14 horas

 

02.08.2012

Assessoria de Comunicação da Semace

Fhilipe Augusto (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov