Ceará sedia 60ª Caravana da Anistia nesta sexta-feira (03) e sábado (04)

2 de agosto de 2012 - 13:43

A capital cearense será palco nos próximos dias da 60ª Caravana da Anistia. A Caravana em Fortaleza será formalmente instalada na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), nesta sexta-feira (03), às 08 horas. No local, a Caravana prossegue com seus trabalhos no Anexo das Comissões durante o sábado (04). As audiências serão conduzidos pelo Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão Nacional de Anista, Paulo Abrão.

 

O evento é uma ação da Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça, em parceria local com órgãos públicos e entidades da sociedade civil. O Governo do Estado, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH), estará presente na ação. O objetivo central da Caravana é julgar requerimentos de reparação política e econômica de pessoas e familiares perseguidos durante a ditadura militar. Para conceder maior visibilidade à temática, os envolvidos na organização – Ministério, COPDH, e outros -, prepararam uma ampla e extensa agenda de atividades para todo mês de agosto.

 

Para o coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado, Marcelo Uchôa, a ação será uma grande oportunidade para a sociedade refletir sobre o que significou a
Ditadura. “Não apenas para os que sofreram a violência em si, mas para compreender porque o Brasil se firmou internacionalmente como um grande modelo de desigualdade, ainda hoje sofrendo para erradicar problemas endêmicos como a pobreza, o analfabetismo e a mortalidade infantil. De maneira que a história passada precisa ser contada, a fim de que jamais volte a acontecer”, destaca Marcelo Uchôa.

 

Além da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH), são parceiros locais do evento: as secretarias Estaduais da Justiça (Sejus), da Cultura (Secult), e do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS); Assembleia Legislativa (AL), por sua Mesa Diretora e a Comissão de Direitos Humanos; Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza; Câmara Municipal de Fortaleza; a Universidade de Fortaleza (Unifor); Associação 64/68 – Anistia; Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça; Instituto Frei Tito; Aparecidos Políticos; dentre outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

 

Veja a programação completa para o mês de agosto no link:
http://copdhce.blogspot.com.br/2012/07/60-caravana-da-anistia-chega-fortaleza.html

02.07.2012

Assessoria de Imprensa da COPDH

85 3466.4893