Governo do Estado inaugura 8ª policlínica

3 de agosto de 2012 - 14:16

Aumenta para oito o número de policlínicas regionais construídas e inauguradas pelo Governo do Estado. A inauguração da oitava policlínica será feita pelo governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, neste sábado (4), às 11 horas.  A nova unidade, que fica na Rua Armando Praça, 805, esquina com Avenida Dragão do Mar, Centro, vai atender a população de 109.684 habitantes dos municípios de Aracati, Fortim, Icapuí e Itaiçaba. Na própria região, terão acesso a consultas e exames em clínica médica, oftalmologia, cardiologia, ginecologia, mastologia, otorrinolaringologia, traumato-ortopedia, gastroenterologia e urologia. Na Policlínica, denominada de Dr. José Hamilton Saraiva Barbosa, de porte 1, foram investidos R$ 4.793.093,13 em obras e R$ 3.523.743,00 reais em equipamentos, recursos exclusivamente do Governo do Estado.

 

Além das consultas com os médicos especialistas, a população passa a contar também na região onde mora com exames de mamografia, endoscopia digestiva, ecocardiograma, eletrocardiograma, ergometria, audiometria e ultrassonografia. Nas policlínicas regionais, o encaminhamento de pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, a partir da solicitação de consultas e exames feita pelos médicos da atenção básica de saúde. No agendamento, o paciente escolhe data e horário para a consulta ou exame, de segunda a sexta-feira, de acordo com a disponibilidade de vagas. A distribuição de vagas para atendimento é proporcional à população de cada município.

 

Policlnica_AracatiSe um morador da região de cobertura da policlínica sente, por exemplo, dores estomacais, deve ir à Unidade Básica de Saúde para se consultar com o médico do Programa Saúde da Família (PSF). Em caso de necessidade de consulta e exames especializados, o médico do PSF marca, por computador, o dia e hora do atendimento na policlínica. Se um outro paciente sofreu fraturas, ele é socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Ceará 192) e levado para atendimento em emergência para cuidar dos ferimentos. O acompanhamento da recuperação é feita pelo médico do PSF que, no momento oportuno e diante da necessidade, marcará o atendimento do paciente na policlínica para realização de fisioterapia.

 

A Policlínica Dr. José Hamilton Saraiva Barbosa, de Aracati, é parte do projeto de expansão e modernização da rede de saúde do Governo do Estado, que já tem outras unidades entregues à população em Baturité, Tauá, Camocim, Pacajus, Itapipoca e Brejo Santo, todas de porte 1, e, em Sobral, de porte 2. Ao todo, serão 22 policlínicas regionais. Só para se ter uma ideia da ampliação do acesso aos serviços de saúde gerados a partir do funcionamento das novas policlínicas, basta destacar que na policlínica regional em Baturité em pouco mais de 1 ano já realizou 28.500 atendimentos. Nesse total, estão incluídas 3 mil mamografias, exames que as mulheres da regional de Baturité puderam fazer na região, sem necessidade de vir para a capital.

 

Homenagem

 

A vida e o currículo de José Hamilton Saraiva Barbosa motivou o nome dele na fachada e na placa de inauguração da policlínica em Aracati.  Ele nasceu no dia 30 de setembro de 1947, em Fortaleza. Iniciou os estudos em Aracati, no grupo escolar Barão de Aracati. De volta a Fortaleza, concluiu o segundo grau e se formou em Medicina na Universidade Federal do Ceará, em 1975. Depois retornou a Aracati. Exerceu atividades médicas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SAMA e INSS, e foi cirurgião do Hospital Santa Luiza de Marillac. Em 1988 ingressou na política ao conquistar mandato de vereador com a maior votação nas eleições daquele ano. Em 1996 concorreu e venceu a eleição para a Prefeitura de Aracati. Reeleito no ano 2000, morreu em setembro de 2003, antes de completar o mandato.

 

Policlnica_Aracati_3  Policlnica_Aracati_4

 

03.08.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 8733.8213)