Sesa celebra o Dia Mundial da Saúde com programação neste domingo (05)

3 de agosto de 2012

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 5 de agosto. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)  aproveita a data para orientar e alertar a população sobre os riscos da hipertensão para a saúde e à qualidade de vida. Neste domingo (05), das 07 horas às 12 horas, a Secretaria fará verificação de pressão arterial durante o projeto “Lazer e Ação”, no Parque do Cocó, na entrada da trilha ecológica. Além desse serviço, a Sesa distribuirá entre os pessoas que fazem caminhada na trilha frutas que ajudam na prevenção da hipertensão. Entre elas, a banana e a melancia. Com a distribuição das frutas, a Sesa quer chamar a atenção para a importância da alimentação saudável na prevenção e também no controle da doença.

 

Através de banners e ainda de folderes, os frequentadores do “Lazer e Ação”, que ocorre todos os domingos, projeto do Governo do Estado, recebem informações sobre os cuidados, incluindo o consumo exagerado só sal, e ainda sobre os sintomas e tratamento da hipertensão, doença que atinge crianças, adultos, idosos, homens e mulheres de todas as idades e classes sociais. As pessoas são consideradas hipertensas quando a pressão arterial, em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9. O limite considerado normal é de 12 por 8.

 

A hipertensão arterial é classificada como doença traiçoeira. Só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando aumenta de uma hora para outra de forma exagerada. Somente em algumas pessoas aparecem sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas. Os hipertensos correm mais riscos de comprometimentos vasculares, tanto cerebrais quanto cardíacos. A pressão alta causa também doenças nos rins.

 

Como ter a pressão arterial 12 por 8

 

– Consulte o médico regularmente: só o médico pode diagnosticar, indicar o melhor tratamento e os ajustes periódicos necessários.

 

– Verifique a pressão regularmente: seja no consultório médico, em casa ou no trabalho.

 

– Adote uma alimentação saudável: coma verduras, frutas e peixes. Evite alimentos gordurosos, frituras, carnes vermelhas e embutidos.

 

– Reduza o sal: evite caldos, temperos e alimentos prontos. Fique atento ao teor de sódio dos produtos.

 

– Controle o peso: quanto maior seu peso, maior a sua pressão.

 

– Faça exercícios físicos: 30 minutos de exercícios físicos por dia, 5 vezes por semana.

 

– Controle os fatores de riscos do coração: colesterol elevado, fumo, stress e diabetes não controlado são inimigos do coração.

 

03.08.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 8733.8213)