Ceasa e Adagri firmam parceria para beneficiar comerciantes e consumidores

14 de agosto de 2012 - 14:06

A Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), confirmaram no último mês uma parceria que promete render bons frutos para o mercado de hortigranjeiros do Estado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer e preparar o mercado para comercialização de produtos com condições excelentes de abastecimento alimentar.

 

As atividades inciaram com a implantação de um escritório da Adagri nas dependências administrativas da Centrais. O equipamento será inaugurado ainda este mês para receber, inicialmente, três técnicos que realizarão um trabalho permanente na Ceasa. Questões como o uso de agrotóxicos, o combate às pragas e o transporte e embalagem dos alimentos serão divididas em quatro áreas de atuação: monitoramento de moscas das frutas; detecção de pragas; fiscalização na entrada dos produtos e controle de trânsito vegetal. “A Agência já está integrada à Centrais e com isso nós estamos não só com o espaço, mas também com os nossos técnicos e toda a equipe à disposição da segurança alimentar do Estado”, explica Reginaldo Moreira, Diretor Presidente da Ceasa Ceará.

 

Palestras educativas

No primeiro trimestre, que contempla os meses de agosto a outubro, o trabalho será concentrado na perspectiva educativa e de conscientização. Orientações por meio de peças audiovisuais, impressos, blitz e palestras estão previstas no planejamento para esse primeiro momento. Como parte desse plano, na última terça-feira (07) a Adagri realizou a primeira palestra do ciclo no auditório da Ceasa, a fim de sensibilizar o público interno.

 

Na ocasião, uma equipe técnica, liderada pelo Diretor de Sanidade Vegetal, João Batista Salmito, apresentou as ações desenvolvidas pela Agência para os servidores e demais colaboradores. Além de conhecer as funções da ADAGRI, os participantes foram alertados sobre a necessidade do cumprimento das legislações Federal e Estadual que regulamentam a defesa vegetal, visando a sanidade desses produtos. Salmito também salientou a importância do trabalho da Adagri na Ceasa. “A Ceasa para Adagri é uma central de inteligência. Daqui nós vamos direcionar informações para os outros 40 escritórios localizados nas regiões produtoras e corrigir o problema na origem”, explicou.

 

Uma nova palestra está agendada para o próximo dia 22, às 10 horas, no auditório da Ceasa, e terá como convidados os comerciantes que comercializam banana, mamão e abacaxi. As apresentações acontecerão para todos os comerciantes da Centrais, divididas por setor de comercialização, para contemplar as particularidades de cada produto.

 

Num segundo momento, previsto para iniciar no mês de novembro deste ano, o plano de trabalho continua com as abordagens de fiscalização para o cumprimento das legislações vigentes.

 

14.08.2012

Assessoria de Impresa da Ceasa

Raissa Karen (imprensa@ceasa-ce.com.br / 85 3299.1701 – 8803.5121)

Twitter: @ceasace

Assessoria de Comunicação da Adagri

Amanda Sobreira (amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br / 85 3101.8137)

Twitter: @adagri

 

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twiter: @ImprensaSDA