Castelão sedia manifesto pelo trabalho seguro nesta sexta-feira (17)

16 de agosto de 2012 - 18:20

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e outras 25 instituições escolheram o Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, para realizar manifesto pelo Trabalho Seguro na Indústria da Construção. O ato acontece nesta sexta-feira, dia 17, e faz parte do Programa “Trabalho Seguro”, desenvolvido pela Justiça do Trabalho em parceria com instituições públicas e privadas. O evento busca promover ações concretas e permanentes de prevenção, a fim de reduzir acidentes de trabalho. Fortaleza será a oitava capital a realizar o ato público, que já passou pelo Rio de Janeiro, Natal, Cuiabá, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.

 

Autoridades e personalidades vão entrar em campo usando equipamentos de proteção individual para alertar os trabalhadores que preparam a Arena Castelão para receber jogos importantes durante a Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Estarão presentes o ministro do TST João Oreste Dalazen, o Governador do Estado Cid Ferreira Gomes e a desembargadora Roseli Alencar, além de personalidades como o cantor Raimundo Fagner e o ex-jogador Carlos Alberto Bianchesi, mais conhecido como Careca, que atuou no São Paulo, no italiano Napoli e defendeu o Brasil. Os operários irão assistir a palestras e vídeos, receber um kit com cartilha, boné e camiseta, além de participar do sorteio de dez camisas oficiais da Seleção Brasileira.

 

Arena Castelão – A obra de modernização do Castelão já chegou a gerar mais de 2 mil empregos diretos e conta atualmente com cerca de 1.600 colaboradores. Ao todo, são cerca de vinte meses em obras sem registrar acidentes graves.  Com mais de 83% de conclusão, a Arena segue com a obra mais avançada dentre as doze sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil de 2014™.  A previsão é que o Castelão fique pronto em dezembro deste ano, quando se tornará o maior do Norte/Nordeste e figurará entre os quatro maiores do País. Ao todo, nove jogos já estão confirmados. Em 2014 serão seis disputas, onde três jogos serão com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira. Já na Copa das Confederações da FIFA 2013, três jogos terão o Castelão como palco, sendo dois com seleções cabeça-de-chave, dentre elas o Brasil, e uma semifinal. 

 

No total, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 57 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação.

 

Programação:
9h30 – Show de humor com Lailtinho Brega
9h55 – Vídeo sobre trabalho seguro
10h – Início da cerimônia
10h10 – Hino Nacional interpretado pelo cantor Raimundo Fagner
10h15 – Pronunciamentos
10h50 – Entrega de kits e sorteio de brindes aos operários; agradecimentos; e visita às obras do estádio. (Fotógrafos e cinegrafistas terão acesso à obra)

 

Serviço:
Ato pelo Trabalho Seguro
Dia: 17/08/2012
Horário: 10 horas
Local: O Ato Público será realizado na Praça de Acesso da Etapa 1 da obra de Reforma e Modernização do Castelão, localizada na parte superior do Edifício Fares Cândido Lopes (Av. Alberto Craveiro, nº 2775)

 

16.08.2012

 

Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014
Lisiane Linhares e Ana Martins
imprensa@secopa.ce.gov.br
+55 85 3264.5359 / 8778.0024 / 8688.2163