Capacitação dos territórios digitais termina neste final de semana

17 de agosto de 2012 - 12:31

O projeto Territórios Digitais, desenvolvido através de parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, das Comunicações, conclui neste final de semana o terceiro bloco de capacitação dos agentes comunitários do campo que atuam no Projeto.

 

A primeira etapa do curso será concluída nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), nos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Independência, Nova Russas, Monsenhor Tabosa, Senador Pompeu, Tamboril, Quixadá, Milhã, Jardim, Arneiroz, Cascavel, Campos Sales, Itaitinga, Abaiara, Maracanaú e Chorozinho.

 

Cerca de 21 comunidades rurais em 16 municípios cearenses foram beneficiadas, com 42 cursos para 480 voluntários. “No Ceará, o projeto já existem 42 casas digitais em comunidades rurais. Com a conclusão das capacitações serão instaladas mais 21, totalizando 63 casas de inclusão digital no interior”, afirma a coordenadora dos Projetos Casa Digital no Campo e Arca das Letras, Sandra Bandeira.

 

Sandra Bandeira destacou que em 2012, a SDA está concluindo a implantação de mais 21 Casas Digitais em comunidades rurais. A partir da próxima semana, mais de 60 Casas Digitais estarão em funcionamento no Estado do Ceará. “A grande novidade é que nós estamos ensinando aos gestores a importância desse equipamento para a comunidade. Em setembro, começaremos a segunda etapa da capacitação, que vai abordar o acesso à internet nas casas recém instaladas”, conclui.

 

A coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza da SDA, Graça Duarte, destaca a importância da comunidade cuidar dos equipamentos que estão a disposição deles para terem acesso à informação. “Em cada uma das formações, no mínimo 40 gestores são capacitados, para saírem cientes do papel social deste projeto, sendo multiplicadores do acesso à informação na zona rural do Ceará”, afirmou.

 

17.08.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Cícero Lacerda (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA