CNH Popular atende candidatos de quatro bairros de Fortaleza

17 de agosto de 2012 - 19:28

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (DETRAN-CE) inicia nesta segunda-feira (20), em Fortaleza, o processo de validação do pré cadastro dos candidatos ao programa Carteira de Motorista Popular. Os candidatos aprovados dos bairros Barra do Ceará, Vila Velha, Jardim Guanabara e Jardim Iracema, vão poder obter a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (categoria A, para conduzir motocicleta), sem nenhum custo. O processo acontece das 08 horas às 20 horas.

 

A unidade móvel do Detran ficará estacionada em frente ao estádio do Ferroviário, na Praça Péricles Benício Rodrigues (Avenida Coronel Carvalho, 767). Após receber os documentos, o DETRAN selecionará os que atenderem aos requisitos e os convocará para iniciar realizar os primeiros exames para obter a CNH.

 

O programa, iniciado em 2009, beneficia a população de baixa renda, que atenda a somente um dos seguintes critérios: ser beneficiário do programa Bolsa Família, ser matriculado na escola pública (ensino fundamental, médio ou profissionalizante); ser portador de necessidade especial (em condições de pilotar motocicleta) e egresso do sistema penitenciário.

 

Mais de 50 mil pessoas já estão com a sua CNH (categoria A), obtida sem nenhum custo. A maioria é moradora do Interior do Estado, onde o programa vem sendo realizado há quase 4 anos. Desse total, 8 mil pessoas são da capital cearense, que participaram do primeiro processo de validação em 2010.

 

Todos os bairros de Fortaleza serão percorridos pela Unidade Móvel do DETRAN-CE, para receber os documentos que comprovam as informações fornecidas pelos candidatos por ocasião do preenchimento do pré cadastro na página eletrônica do Órgão, cujo endereço é o seguinte: (http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/carteira-de-motorista-popular).

 

Por isso, o processo de validação vai durar até o próximo ano. Posteriormente, na sua página na Internet, o Órgão divulgará o calendário dos próximos bairros a serem visitados. O preenchimento do pré cadastro pode ser feito até a véspera do dia da visita da unidade móvel. Quase 60 mil fortalezenses já estão pré cadastrados. Só podem apresentar os documentos os candidatos que residem nos bairros relacionados para o período da validação do pré cadastro.

 

Para o pré-cadastro, o candidato tem de informar os seguintes dados: CPF, data de nascimento, município onde mora, e a qual segmento integra: se aluno da escola pública, se beneficiário do programa Bolsa Família; se egresso do sistema penitenciário ou se portador de necessidade especial; informar que o procedimento é para obter a primeira habilitação para moto; o CEP do endereço e se saber ler e escrever. Na validação, os candidatos apresentam cópia e original dos documentos solicitados na pré inscrição.

 

17.08.2012

Assessoria de Imprensa do Detran-CE

Paulo Ernesto Serpa (paulo.ernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813 – 3101.5819)