Mutirão para comprovação de paternidade acontece nesta terça-feira (21)

20 de agosto de 2012

Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) é parceiro da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará no Projeto Em Nome do Pai, para a realização de exames de confirmação de paternidade. Na terça-feira (21), o Núcleo Central de Atendimento da Defensoria Pública (Avenida Pinto Bandeira, 1111 – Luciano Cavalcante), vai funcionar exclusivamente para atender casos relacionados ao reconhecimento de paternidade. O atendimento será das 8horas às 17 horas, e a estimativa é receber cerca de 100 famílias. Além das audiências extrajudiciais, poderá ainda ser emitido o Registro Civil de Nascimento para aqueles que espontaneamente reconhecerem a paternidade. O Lacen fará coleta de sangue de pais e filhos para verificar a paternidade através do exame de DNA.

 

O Lacen faz os exames de DNA no seu próprio laboratório de biologia molecular, inaugurado pela Secretaria da Saúde do Estado no final de 2008. O investimento foi de R$ 1.355.708,00 na compra do sequenciador genético, na adaptação de área física e na aquisição de equipamentos e insumos. Antes do laboratório, apenas 55 exames eram feitos por mês através de um convênio da Sesa com a Faculdade de Farmácia da Universidade federal do Ceará. Com essa reduzida quantidade, o resultado era uma longa fila de espera. Quatro mil famílias aguardavam o acesso ao exame no ano de 2008. Em centenas de casos eram mais de três anos de espera.

 

Além do trabalho de rotina, com a realização de 300 exames de DNA por mês, o Lacen promove mutirões na Capital e no Interior. Este ano, já foram realizados 1.364 exames. Em três anos e meio, a partir de 2009, o Lacen realizou 10.151 exames de comprovação de paternidade, assegurando aos filhos o direito de saber quem são os pais e, consequentemente, o direito às famílias, com a paternidade confirmada, de reivindicar pensão na justiça.

 

20.08.2012

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 8733.8213)