“Sedição de Juazeiro” vira filme e recebe exibição da Avant Premiere

22 de agosto de 2012 - 12:19

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Associação de Estudos e Pesquisas Tecnico Científica (Apec), a Faculdade Grande Fortaleza (FGF) e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), realizam nesta quarta-feira (22), às 19 horas, no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes (Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará), a exibição da Avant Premiere da obra audiovisual “Sedição de Juazeiro”. O filme, que será exibido para 500 convidados, é uma produção do professor, roteirista e diretor de Comunicação da FGF, Jonas Luis da Silva, de Icapuí. O filme será lançado no próximo dia 30, na cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri, no Memorial Padre Cícero.

 

O roteiro do filme, com  produção de Jeane Feijão, tem 140 minutos de duração, classificado no gênero guerra, tendo como ator principal no papel de Padre Cícero, o artista sobralense Ary Sherlok , e no papel de Floro Bartolomeu, o ator Magno Carvalho. O elenco é composto de mais de 200 atores, todos cearenses, alguns deles da própria equipe de comunicação da FGF. Foram dois anos de intensas gravações por diversas cidades do Ceará, entre elas: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Quixeramobim, Quixadá, por onde o episódio desenrolou-se. Em Fortaleza, foi reconstituída todas as cenas de estúdio e de locações históricas. A equipe teve que deslocar-se até a cidade do Rio de Janeiro, Tiradentes e São João Del Rey.

 

Segundo o direção do filme, Daniel Abreu, tudo começou há exatamente 12 anos quando Jonas Luis resolveu iniciar as pesquisas para contar um dos fatos mais importantes da história política de Juazeiro do Norte, ocorrido na segunda década do século XX. ” Essa foi a época que as forças políticas declararam uma dualidade de poderes legislativos no estado do Ceará, a chamada “Sedição de Juazeiro” , que teve participação ativa do Padre Cícero Romão Batista”, conta o diretor.

 

Durante a “Sedição de Juazeiro” tropas são enviadas de Fortaleza pelo governador Franco Rabelo para Juazeiro do Norte. Padre Cícero, Floro Bartolomeu e seus soldados esperam o ataque. O governo central decreta a intervenção federal no Ceará no dia 14 de março . Triunfa a Sedição de Juazeiro,  A Guerra de 1914.

 

Contextualização a História

 

No Estado do Ceará entre 1901 e 1910, os chefes políticos de oito municípios do Vale do Cariri foram violentamente derrubados por rivais e vários outros foram ameaçados de deposição. Nenhuma facção hesitou em armar seus trabalhadores (capangas ou cabras bons) ou recrutar mercenários (jagunços ou cangaceiros) no sertão de Pernambuco e da Paraíba. Entre eles estava o Cel. Antonio Luiz Alves Pequeno do Crato que depôs por meio violento, o prefeito da Cidade. Cel José Belém de Figueiredo.

 

Enquanto o Cariri esteve mergulhado durante 10 anos em lutas políticas, Juazeiro e Padre Cícero mantiveram-se afastados dessas lutas. A preocupação do clérigo não era a política: preocupava-o, sobretudo, a restauração de suas ordens sacerdotais. A necessidade de manter a solidariedade dos chefes do Vale do Cariri, a fim de conseguir o restabelecimento de suas ordens, justificava, sem dúvida, a sua política de neutralidade.

 

Mesmo assim, sob a influência de Dr. Floro Bartolomeu da Costa com o apoio do senador Pinheiro Machado e concordância de Padre Cícero Romão Batista, a pacata cidade que mais crescia no cariri se transforma em palco da Sedição de Juazeiro: a guerra de 1914.

 

Serviço

 

Avant Premier da obra Audiovisual “Sedição de Juazeiro”
Local: Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Data: 22 de agosto
Hora: 19 horas

 

22.08.2012

Assessoria de Imprensa da Secult

Sonara Capaverde (sonaracapaverde@gmail.com / 85 3101.6759)