Aeroporto de Jericoacoara: Governo do Estado assume obra

24 de agosto de 2012

Conforme anunciado em julho, as obras do Aeroporto Internacional do Polo Turístico de Jericoacoara, no município de Cruz (Litoral Oeste), foram retomadas na última quinta-feira (23). Essa ação foi resultado de um acordo entre Governo do Estado e Ministério do Turismo, em que o Estado passará a assumir os custos da construção do equipamento diante da necessidade e estratégica da obra para o turismo e para a economia da região.

 

Ao todo, serão investidos R$ 45 milhões. Segundo o secretário do Turismo, Bismarck Maia, “além do forte impacto do benefício para o Ceará,o aeroporto servirá para a exportação de produtos da região, notadamente das flores da Serra da Ibiapaba”.

 

O Aeroporto de Jericoacoara  vai encurtar a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará em quatro horas: o tempo de viagem vai diminuir das atuais cinco horas de carro para uma hora. A Praia de Jericoacoara é cercada pelo Parque Nacional das Dunas., por isso o equipamento vai ficar localizado a cerca de 25 quilômetros da praia, no município de Cruz.

 

Especificações técnicas

 

O projeto prevê um terminal de passageiros com aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas, uma espécie de telha de madeira. A pista terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300. Somado a isso, estão previstas áreas para alfândega, Polícia Federal e um Hangar. Isso significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Pinto Martins.

 

24.08.2012

Assessoria de Comunicação da Setur

Carmen Inês / Mara Cybelly / Tunay Peixoto (85 3101.4654 – 8732.2041)

SETUR: twitter.com/seturceara e facebook.com/seturce

CEC: twitter.com/cecceara e facebook.com/cecceara

ACQUARIO: twitter.com/acquario_ceara e facebook.com/acquarioceara