Estado negocia financiamento com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola

27 de agosto de 2012 - 18:17

A partir desta segunda-feira (27), equipe do Governo do Estado do Ceará, formada por integrantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fazenda (Sefaz) participam de reuniões em Brasília com representantes da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN). Os técnicos serão liderados pelo titular da SDA, Nelson Martins, e cumprem agenda até quarta-feira (29).

 

Em pauta, o acordo de garantia entre o Governo do Estado e o Governo Federal para o financiamento de US$ 40 milhões junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para viabilizar o projeto Paulo Freire, que vai investir em projetos de desenvolvimento de capacidades e em projetos sustentáveis para o semiárido. A contrapartida do Estado é de US$ 40 milhões.

 

O financiamento já foi autorizado pela Assembleia Legislativa em maio deste ano e agora, o Estado vai apresentar ao Governo Federal  toda a documentação necessária para a garantia do empréstimo. Após a aprovação da documentação pela STN e SEAIN, a Presidenta Dilma Rousseff encaminhará mensagem ao Senado Federal. “Nossa previsão é que todo este trâmite esteja concluído até o dia 15 de setembro, data em que a Direção do FIDA, em Roma, vai confirmar o empréstimo do Ceará”, afirmou o secretário Nelson Martins.

 

O Projeto Paulo Freire vai atender 31 municípios cearenses nos territórios do Cariri Oeste, Inhamuns-Crateús, Sobral e Vales do Curu-Aracatiaçu, beneficiando diretamente 60 mil famílias com ações de capacitação para que as famílias aumentem as suas produções e possam gerir os seus negócios.

 

Segundo o gerente do FIDA no Brasil, Ivan Cossio, a principal missão do órgão é contribuir com a redução da extrema pobreza nos municípios atendidos em pelo menos 35%, investindo no capital humano,  criando associações comunitárias e econômicas com capacidade de gestão autônoma comandadas pelos próprios trabalhadores.

 

27.08.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105  – 8897.8510)