Academia de Segurança Pública entrega donativos para ONG que assiste dependentes

28 de agosto de 2012

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) realiza nesta quarta-feira (29), a entrega simbólica dos donativos arrecadados durante a Campanha Renovando Vidas, promovida pelo Órgão, via Assessoria Especial de Extensão e Cultura. A solenidade terá início às 14 horas, no auditório principal, e será seguida de palestra com especialista na temática, o Maj PM Edson Edálcio Aragão Silva, que abordará o tema “Compreendendo a Dependência de Álcool e outras Drogas – Uma Visão Ampliada do Problema.”

 

Currículo do Palestrante

 

Edson Edálcio Aragão Silva é membro do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS); Bacharel e especialista em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó. Especialista em Educação e Prevenção à Dependência Química pela Universidade Estadual do Ceará; Coordenador e Implementador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Especialista em Investigação Criminal pela International Law Enforcement Agency (FBI).

 

A Campanha Renovando Vidas

 

A Aesp promoveu, desde o dia 23 de julho deste ano, a Campanha “Renovando Vidas”, com o intuito de arrecadar vestimentas, sapatos, roupas de cama e banho para a Associação Reciclando Vidas, organização não-governamental que há três anos oferece apoio e tratamento a catadores de lixo, moradores de rua e flanelinhas em situação de dependência química, por meio de recursos obtidos com a venda de material reciclável. Segundo a coordenadora da ONG­­­­­­, Ritázia Freitas, 220 pessoas já foram reintegradas à sociedade. “Através da reinserção familiar, social, econômica, educacional e profissional dessas pessoas, esperamos contribuir sensivelmente com a queda dos índices de violência e criminalidade”, afirma Ritázia.

 

A Aesp mantém parceria com a Associação Reciclando Vidas desde maio deste ano, doando, por meio do Projeto Aesp Sustentável, todos os resíduos recicláveis produzidos no Órgão, para que a ONG possa vender e captar os recursos necessários para a manutenção das despesas com a clínica de recuperação que mantém. Com a Campanha Renovando Vidas, cerca de 20 pessoas atualmente assistidas pela ONG serão beneficiadas.

 

Segundo o Diretor Geral da Aesp, o Ten-Cel John Roosevelt Rogério de Alencar: “Por meio de iniciativas como esta, a Academia cumpre o dever de conscientizar e mobilizar alunos, colaboradores e a sociedade, em geral, em torno destas duas temáticas tão relevantes para a atualidade: a responsabilidade ambiental e a social. Como instituição de ensino superior, temos o papel de promover uma cultura antidrogas, assim c­­­­­­omo qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. A questão das drogas não diz respeito apenas à polícia. É antes uma questão de saúde pública, de educação, um problema social”.

 

Conheça mais sobre a ONG: www.reciclandovidasce.org.br e colabore.

 

Serviço:
Entrega Simbólica de doações à ONG Reciclando Vidas e Palestra “Compreendendo a Dependência de Álcool e outras Drogas – Uma Visão Ampliada do Problema.”
Data: 29 de agosto de 2012 (quarta-feira)    
Hora: 14 horas
Local: Auditório da AESP – Av. Presidente Costa e Silva, nº 1251 – Mondubim – 1º andar

 

Mais informações: Assessoria Especial de Extensão e Cultura da AESP: 3484.1330

 

Assessoria de Comunicação da AESP

Luciana Vasconcelos (85 3484.1909­ – 88797538)