Banco Mundial e SDA começam discussão sobre o Projeto São José III

28 de agosto de 2012 - 11:15

Os técnicos do Banco Mundial têm reunião nesta terça-feira (28), às 9 horas, com técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para iniciar as discussões sobre o contrato de empréstimo entre o Estado do Ceará e a instituição para viabilizar o Projeto São José III.

 

O Projeto São José III vai investir em 140 projetos de abastecimento d’água, 445 projetos produtivos e a capacitação dos agricultores familiares. Ainda neste projeto estão previstas ações de fortalecimento institucional, focadas no apoio a gestão local e investimentos nas cadeias produtivas de ovinos e caprinos, apicultura, piscicultura, horticultura irrigada, cajucultura, mandiocultura, turismo rural e artesanato.

 

A missão do Banco Mundial e os técnicos da SDA vão elaborar o Plano de Ação para o primeiro ano do projeto. A SDA criou uma Unidade de Gestão de Projetos (UGP) que ficará responsável exclusivamente pela gestão e acompanhamento da execução do Projeto São José III.  “Nós vamos instalar 13 escritórios regionais para viabilizar os projetos contemplados pelo São José III. Vamos também abrir uma seleção pública para contratar uma instituição para gerenciar o projeto”, afirmou o secretário Nelson Martins. O secretário destacou ainda que até o final de setembro, o Governo do Estado deve assinar o contrato de empréstimo com o Banco Mundial.

 

Os técnicos do Banco Mundial vão conhecer também experiências exitosas do Projeto São José nos municípios de Barreira, Quixelô, Iguatu e Jucás. Eles farão um sobrevoo no Canal do Trabalhador e no Açude Castanhão. “Os técnicos do Banco Mundial vêm avaliar in-loco, a equipe definida para o projeto, tanto a central como a de campo, bem como a estrutura física da UGP”, informou o coordenador, Josias Farias Neto.

 

Segundo Josias Farias Neto, após a visita dos técnicos, o Banco Mundial vai informar ao Governo Federal que o Estado do Ceará já apresenta condições para cumprir o contrato de empréstimo. “Estamos com uma expectativa bastante positiva de que vamos cumprir todas as exigências do Banco Mundial para que o contrato seja assinado”, disse.

 

A Comitiva do Banco Mundial tem agenda no Ceará até quinta-feira no e é composta pelo Diretor de Operações, Gregor Wolf, a Supervisora do Banco Mundial no Ceará, Fátima Amazonas, a especialista em Meio Ambiente, Clarisse Dallacqua, o especialista em irrigação, Luis Loyola e o especialista nos Aspectos Fiduciários, Luciano Wuerzius. Nesta terça-feira, ela será recebida pelo secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, em virtude de agenda do secretário Nelson Martins, em Brasília.

 

Serviço:

Reunião da SDA com o Banco Mundial

Dia 28 de agosto, às 9 horas, no Gabinete da SDA

Avenida Bezerra de Menezes 1820 – São Gerardo – Fortaleza.CE

 

28.08.2012

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho / Cícero Lacerda (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)