Turismo: Ceará é o estado do NE que mais gerou vagas em julho

28 de agosto de 2012 - 13:13

O Ceará foi o estado do Nordeste que gerou mais emprego da área do turismo durante o último mês de julho. Os dados  são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. No saldo de empregos formais gerados no setor de serviços (onde a atividade turística está inserida), no mês de julho de 2012, o Ceará registrou 2.064 empregos no saldo positivo.

 

Com esse número, o Ceará fica em primeiro lugar do ranking do Nordeste no saldo positivo em números de postos de trabalhos gerados, representando cerca de 51,6% dos empregos gerados na Região. Bahia ficou em segundo lugar com saldo positivo de 661 postos de trabalhos, Rio Grande do Norte em terceiro com saldo 593 e Sergipe em quarto lugar com 492 empregos gerados pelo setor. No acumulado do período de janeiro a julho, o Ceará ficou com 15.270 postos.

 

Dentre os setores da economia impactados pelo turismo, os que mais contribuíram para esse resultado do Ceará foram alojamento e alimentação, que juntos contrataram 1.226 profissionais do setor reapresentando 59,4% das ocupações no setor de serviços.

 

O mês de julho é definido pelo setor como alta temporada na vinda de turistas para o ceará. Na avaliação do secretário do Turismo, Bismarck Maia, a previsão é que com a inauguração do Centro de Eventos do Ceará (CEC), no último dia 18 de agosto, o fluxo de visitantes seja ainda maior. “A média da ocupação hoteleira ultrapassa os 90% na alta estação, com o Centro de Eventos esperamos alcançar essa média durante o ano inteiro. Já temos mais de 70 eventos agendados no CEC até o fim do próximo ano”, destaca Bismarck Para o Secretário, “essa é a confirmação de um setor prioritário para o Ceará pela capacidade de geração rápida e abrangente  de empregos e de formação empreendedora. Ganha o Ceará e, sobretudo, sua capital. Os resultados são claros e mostram que estamos no caminho certo”.

 

Quadro_Turismo

 

Pesquisa de Emprego e Desemprego

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o SINE/CE, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) divulgam a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com dados referentes ao mês de julho.

 

A apresentação acontece nesta quarta-feira (29), às 9 horas, no auditório da Matriz do IDT (Av da Universidade, 2596 – Benfica).  Atualmente, a PED é realizada nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e no Distrito Federal.

 

28.08.2012

Assessoria de Imprensa da Setur

Carmen Inês Walraven (ascom.setur@setur.ce.gov.br / 85 3101.4661)

 

Assessoria de Comunicação do IDT

Ana Clara Braga (anaclara@idt.org.br / 85 3101.5500)