“Patrimônio Imaterial” é tema do Cultura na Praça nesta sexta-feira (31)

30 de agosto de 2012 - 12:47

O projeto “Cultura na Praça”, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza nesta sexta-feira (31), na Praça do Ferreira, mais uma edição do evento que traz o tema “Patrimônio Imaterial”. A programação, que acontece das 14 horas às 22 horas, contará com a apresentação do Boi Ceará com o mestre Zé Pio; contação de poesias populares, com Paulo de Tarso; feira de cordel;  além da apresentação da dupla de emboladores Marreco e Zé Calixto.

 

O secretario da Cultura, Professor Pinheiro, destaca a importância do patrimônio imaterial, como práticas e representações de expressões e conhecimentos para reforçar e preservar a identidade de comunidades e grupos que integrante o patrimônio cultural de uma sociedade.

 

O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história. “Essas ações geram um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”, afirma Pinheiro.

 

Cultura na Praça

 

Símbolo de encontro das artes e espelho da expressão legítima da diversidade cultural cearense, a Praça do Ferreira, um dos locais mais significativos para os fortalezenses, está sendo cenário de ações culturais de artes integradas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

 

De acordo com Professor Pinheiro, o “Cultura na Praça”, evento programado para integrar o calendário cultural da cidade, é uma ação que visa fortalecer o corredor cultural do centro da cidade, promovendo a legitimidade da criação artística enquanto um bem público, integrado ao processo de construção coletiva sustentável.

 

Serviço:
Cultura na Praça “Patrimônio Imaterial”
Local: Praça do Ferreira
Data: 31 de agosto
Hora: das 14h às 22h

 

30.08.2012

Assessoria de Imprensa da Secult

Sonara Capaverde (sonara.capaverde@secult.ce.gov.br / 85 3101.6759)