I Encontro Internacional de História e Cultura começa nesta segunda-feira (03)

31 de agosto de 2012 - 13:26

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai sediar a partir desta segunda-feira (03) até quinta-feira (06), o I Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas. O evento deve reunir cerca de 450 participantes de universidades e faculdades locais, de outros estados brasileiros, dos Estados Unidos e da Itália. Presidida pelo Reitor da UECE, Jackson Sampaio, a solenidade de abertura acontece às 19 horas, no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, Campus do Itaperi. Durante a cerimônia, o Grupo de Saxofones do Curso de Música da UECE fará apresentação.

 

O professor John D. French, da Duke University, dos Estados Unidos, abrirá a programação acadêmica, proferindo a primeira conferência do Encontro, na terça-feira (04), às 19 horas, no Auditório Paulo Petrola, sobre o tema “Cultura Política e a História do Trabalho no Brasil”. O I Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas é uma realização do Mestrado Acadêmico de História (MAHIS), com a parceria da Uece, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

O evento conta ainda com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE), da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC).

 

A programação do I Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas, além da conferência de abertura, do pesquisador americano John D. French, inclui mais duas grandes palestras internacionais sobre os temas: “Comunidade, Música e História: trajetórias e(m) arte” e “Sobre os Usos da Memória Monumento, Memória Involuntária e Memória Perturbadora” proferidas, respectivamente, pelos historiadores Dr. Francisco José Gomes Damasceno, da Uece, e Dr. Alessandro Portelli (Università di Roma “La Sapienza”(Itália). A programação conta ainda com simpósios temáticos, três mesas redondas com pesquisadores de importantes universidades brasileiras e apresentação de trabalhos por alunos da Iniciação Científica e Pós-Graduação.

 

Fonte / Informação: Coordenador do Encontro, professor Altemar Muniz, (85) 9624-3835 / 3101-9762 ou pelo site do evento
www.uece.br/eventos/encontrointernacionalmahis

 

31.08.2012

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br / 85 3102.1213)