Castelão: História do futebol contada por meio de imagens

3 de setembro de 2012 - 17:08

A história do futebol cearense passa a ser contada por fotos, imagens e muitas recordações. O governador Cid Gomes inaugurou nesta segunda-feira (03) o Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, que mostra as histórias dos grandes clássicos cearenses e de seus protagonistas, além do jogos que teve o Estádio Plácido Castelo (Castelão) como palco. “O dia de hoje marca a entrega de um espaço histórico a todos que fizeram e que ainda vão fazer pelo esporte cearense. É uma alegria também comprovar que mais uma etapa do cronograma de entrega do Castelão está sendo cumprido. O Ceará é o Estado com a obra mais adiantada e com a maior Arena do Norte e Nordeste”, comemorou Cid Gomes. O Espaço Cultural está instalado no Edifício Central da Arena, e conta com área total de 1.800m².

 

IMG_2397rCid Gomes aproveitou a ocasião para anunciar para janeiro de 2013 a inauguração oficial do Estádio Castelão. “O cronograma prevê que a obra esteja pronta já em dezembro de 2012,  e em 2013 a gente inaugura. Vamos entregar a população cearense uma arena com 67 mil lugares e com o assento mais barato do Brasil”, ressaltou. O Governador também destacou a contribuição social que  a obra do Castelão, assim como Espaço Cultural que ele abriga, dará a formação e educação juventude cearense. “O esporte é um complemento da educação. O esporte pode ser uma alternativa de ocupação para atenuar dois graves problemas que estamos enfrentando, que são as drogas e a violência. Quanto mais estruturarmos nossos equipamento para receber esses jovens, mas eles estarão ocupados”, ressaltou. É com esse objetivo que segundo Cid Gomes, o Governo do Estado está adquirindo um terreno no entorno do Castelão para construção de um Ginásio Poliesportivo que vai oferecer aos jovens diversas modalidades esportivas. “Quero construir o maior e melhor espaço esportivo do Brasil”, ressaltou.

 

IMG_2514rEnquanto o Castelão não fica pronto, esse jovens, assim como todos os cearenses e visitantes podem conferir o andamento das obras com mais proximidade. Além de contar toda a história do nosso futebol, o Espaço Cultural foi construído com vista para as arquibancadas. Esse mesmo espaço servirá de acesso ao Edifício Central depois da obra inaugurada. “O Castelão já está com 86,8% da sua obra concluída e quem vier visitar o Espaço Cultural vai poder conferir isso mais de perto. Assim, os cearenses podem se apropriar desse espaço que é deles e se sentir orgulhoso dessa obra”, ressaltou o secretário Especial da Copa do Mundo, Ferruccio Feitosa.

 

IMG_1817rFerrucio Feitosa lembrou ainda que Espaço Cultural será também palco para diversas manifestações culturais, com uma área especialmente dedicada às artes plásticas. Na abertura o público pode conferir a exposição  “Revirando Meus Segredos”, com obras do artista plástico cearense, Mano Alencar. “Esse é um espaço que não só resgata nossa história como um espaço que vai contribuir para a cultura cearense”, destacou o Senador Eunício Oliveira.  

 

Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira Filho

 

IMG_1902rOs ambientes internos do Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira Filho foram cuidadosamente planejados para possibilitar o resgate da memória do futebol local desde 1896. Lá também estão instalados dois mini auditórios com capacidade para até 30 pessoas, onde serão apresentados depoimentos de personalidades importantes como jogadores, historiadores, cronistas esportivos e árbitros. O local contará ainda com uma sala de monitoramento e controle. Tudo com acessibilidade para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.

 

Ao todo, quatro temáticas ganharam destaques: História do Futebol Cearense, com passagem por seus clubes; Grandes Clássicos com a história dos seus astros; Personalidades; e um espaço dedicado à Arena Castelão. A memória do futebol será retratada por meio de troféus, fotos, camisas, vídeos e depoimentos que ganharam um toque especial em recursos áudio visuais que permitirão a integração com o público visitante. O Espaço Cultural será coordenado pela empresa responsável pela operação do estádio, Arena Castelão, integrante da Parceria Pública Privada (PPP), firmada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Copa de 2014.

 

IMG_1687r   IMG_1692r

 

Funcionamento

 

IMG_1701rA partir de segunda-feira (03), a visitação será aberta ao público de terça a domingo, no horário de 14 horas às 20 horas. De segunda a quarta e de sexta a domingo, os bilhetes de acesso podem ser adquiridos na bilheteria da Arena a custo de R$ 10,00 a inteira e R$ 5,00 a meia. Às quintas serão reservadas para o acesso gratuito de turmas das Escolas Públicas Estaduais e Municipais com agendamento prévio.

 

03.09.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)