Ceará conquista quatro medalhas na Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares

10 de setembro de 2012 - 11:35

Bons resultados para o Ceará na Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares 12 a 14 anos que acontecem em Poços de Caldas – MG. O cearense Alexandre Bezerra subiu no lugar mais alto do pódio depois de derrotar quatro campeões do xadrez. Já a atleta Vanessa Ketlyn conquistou o bronze também no xadrez.

 

No judô Jefferson Moura e Karla Araújo conquistaram medalhas de prata. Jefferson na categoria meio médio -58kg e Karla na categoria ligeiro. Os dois atletas treinaram arduamente nos dois últimos meses para as disputas das Olimpíadas Escolares, que para eles é um passo importante no meio esportivo.

 

Já na Ginástica Rítmica, o Ceará ficou em 11º lugar geral, a melhor colocação das últimas edições dos Jogos. A cearense Vanessa Tavares chegou a ficar entre as 18 finalistas. “Eu avalio a participação das meninas como um grande sucesso. Ano passado ficamos quase entre as últimas e em 2012 ficamos em 11º. O nosso objetivo agora é ficar em 8º lugar no próximo ano”, disse Ester Vieira.

 

No ciclismo os atletas José Ronaldo e José Inácio obtiveram melhores colocações que o ano anterior. José Ronaldo ficou em 6º lugar na prova contra relógio. Já José Inácio em 5º lugar na prova de critério final. “O rendimento deles foi melhor do que o esperado. As colocações dos dois atletas me surpreendeu”, afirma o técnico Chagas Pimenta.

 

No geral, todos os atletas cearenses tiveram melhores resultados em suas modalidades. Na Luta Olímpica, o Ceará, pela primeira vez teve atletas competindo, no caso três, Edvando Félix, Gabriel Muniz e Anderson Lima. No Badminton e no Tênis de Mesa, os rendimentos dos jogadores foi superior ao ano passado.

 

As competições do Atletismo foram de muita superação. Já na Natação todos os atletas cearenses melhoraram seus tempos no certame nacional. Clóvis Rodrigues e Vitória Duarte fizeram os seus melhores tempos nos 100m livres e nos 100m costa respectivamente. Vitória inclusive melhorou seu tempo em três pontos.

 

Neste domingo, foram encerradas as competições das nove modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. A partir desta terça-feira acontecem as disputas dos quatro esportes coletivos: basquete, futsal, handebol e vôlei. As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo.

 

10.09.2012

Assessoria de Comunicação da Sesporte

Manuella Viana (manuella.viana@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415)