Semace multa 18 veículos por emissão de fumaça negra em Fortaleza

10 de setembro de 2012 - 13:15

A equipe do Programa de Combate à Fumaça Negra da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou no período de 4 a 6 de setembro blitze para coibir a poluição ocasionada pelos veículos movidos a diesel em Fortaleza. Durante os três dias de fiscalização, 341 carros foram vistoriados, resultando em 18 multas por excesso de fumaça. As ações ocorreram respectivamente nas avenidas Juscelino Kubitscheck – Bairro Jardim Castelão, Coronel Matos Dourado – Bairro João Arruda e Vicente de Castro – Bairro Mucuripe.

 

O objetivo da Semace ao realizar blitze de combate à fumaça negra é minimizar a poluição gerada pelos veículos do ciclo diesel. De acordo com o coordenador do programa, Francisco de Oliveira, essa emissão fora dos padrões é ocasionada pela falta de manutenção dos automóveis.

 

Para realizar a medição do índice de fumaça, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, formada por cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total, servindo de comparativo com a fumaça expelida pelo automóvel. Os dois primeiro índices da escala indicam que o carro está adequado. Porém, se a tonalidade for a mesma das três últimas, o proprietário do veículo recebe uma multa por excesso de fumaça.

 

A multa pode variar de R$ 1.239,33 e R$ 4.957,33. Contudo, a Portaria nº 136 da Semace diz que se os veículos irregulares forem apresentados para uma nova vistoria na sede da autarquia dentro de 15 dias, a partir da autuação, e o resultado der dentro dos padrões, a multa tem uma redução de 50% do valor.

 

A Semace contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) durante os três dias de blitze na capital cearense.

 

10.09.2012

 

Assessoria de Comunicação da Semace
Fhilipe Augusto (comunicacao@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov