Seminário discute sobre o Garantia-Safra nesta terça-feira (11)

10 de setembro de 2012 - 14:02

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta terça-feira (11), às 9 horas, reunião com prefeitos, secretários municipais de Agricultura, e representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e dos movimentos sociais. Entre os palestrantes, a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dione de Freitas.

 

O encontro será no auditório deputado João Frederico Ferreira Gomes, no Edifício Euclides Ferreira Gomes, no anexo II da Assembleia Legislativa e vai esclarecer sobre os critérios para atendimento e cadastramento dos beneficiários do Garantia-Safra em 2013. Segundo o secretário da SDA, Nelson Martins, a meta para 2013 é cadastrar 350 mil agricultores. “Os agricultores já podem procurar as agências lotéricas ou da Caixa Econômica, os escritórios da Ematerce, os sindicatos rurais e as secretarias municipais de Agricultura”, informou o secretário.

 

Nelson Martins destacou também a importância dos agricultores atualizarem o seu cadastro para que eles estejam aptos a receber o benefício. “Mesmo os agricultores que estão recebendo o benefício este ano e os que receberam o Bolsa-Estiagem precisam atualizar as informações”, completou.

 

Segundo os critérios definidos pelo Comitê Gestor do Garantia-Safra, para se cadastrar no programa os agricultores devem ter declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 933), cultivar em áreas não irrigadas, entre 0,6 e 5 hectares de arroz, feijão, mandioca ou milho e efetuar a adesão ao benefício. “Nós recomendamos o zelo às prefeituras, os movimentos sociais e aos escritórios da Ematerce para que obedeçam aos critérios para fazer o cadastramento”, frisou Arimatea Gonçalves. Este ano, agricultores de 146 municípios cearenses estão recebendo o benefício do Garantia-Safra, aproximadamente 240 mil agricultores estão cadastrados.

 

Já houve seminários em 10 municípios para tratar do assunto, e o objetivo do novo encontro é reafirmar o compromisso com os municípios e os movimentos sociais de cadastrar os beneficiários no programa.

 

Serviço

Seminário sobre a Implementação do Garantia-Safra para 2013

Data: 11 de setembro de 2012

Horário: 9 horas

Local: Edifício Euclides Ferreira Gomes – Rua Barbosa de Freitas, s/nº, anexo II, Assembleia Legislativa do Ceará, Auditório Dep. João Frederico Ferreira Gomes. Fortaleza/CE.

 

10.09.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA