Castelão: Comitiva da FIFA e COL visitam arena com obra mais avançada do Brasil

14 de setembro de 2012 - 21:29

Com 87,48% das obras concluídas, o Castelão caminha para ser referência também no quesito operacional. A Arena mais avançada das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 é a única que já conta com parte da obra em operação. Durante toda a sexta-feira (14), representantes da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) responsáveis por operações de estádios conheceram o ritmo acelerado da obra e avaliaram como a Arena vai operar durante os jogos que vai sediar em 2013 e 2014. A meta é garantir conforto, acesso rápido, segurança, limpeza e organização. “Ninguém melhor do que a FIFA, entidade máxima do futebol, para nos mostrar a maneira ideal de operar o Castelão. O intuito dessa inspeção é contribuir para que a gente possa fazer desse equipamento um local de convivência diária com os cearenses e visitantes”, ressaltou o secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa.

 

Os técnicos da FIFA e do COL aproveitaram a visita para trocar informações sobre assuntos relacionados a tráfego, segurança, tecnologia, credenciamento, ingressos, imprensa, estrutura para transmissão de TV e hospitalidade, entre outros assuntos. Fulvio Danilas, diretor do escritório da FIFA no Brasil, ressaltou que as áreas que envolvem a operação do Estádio estão sendo planejadas com detalhes. “Todos podem ter certeza que tudo está sendo estudado com cuidado para atender bem a todos que vierem, desde a chegada até a saída do estádio. Estamos organizando as áreas estratégicas para que funcionem da melhor maneira possível em 2013 e 2014”, reforça.

 

Fifa_dentroO diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade, disse que o grupo está satisfeito com o que viu na capital cearense. “Nós queremos mostrar o melhor serviço em todas as áreas. Vamos atuar em conjunto com o Governo do Estado para garantir o melhor nível de serviço. Esse é o intuito da visita. Não viemos observar o andamento das obras, mas não posso deixar de dizer que o Castelão, estádio mais avançado entre as 12 sedes que vão sediar jogos da Copa do Mundo da FIFA, é o resultado de um belíssimo trabalho do Governo do Estado. Pra nós é muito gratificante chegar aqui e ver que tudo está caminhando à contento”, afirmou.

 

Realizadas a cada seis meses pela FIFA e COL, as inspeções começaram com reuniões virtuais, em que os projetos foram analisados por meio de vídeos, fotos e plantas projetados numa tela. Após o acompanhamento virtual, a comitiva iniciou as visitas in loco, quando os grupos de cada área abordada se reuniram com representantes da Secopa e do Consórcio responsável pela obra. O segundo Inspection Tour chegou à Fortaleza encerrando sua programação do semestre. Antes da capital cearense, a comitiva formada por cerca de 50 integrantes passou pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Salvador e Recife.

 

14.09.2012

 

Coordenadoria de Comunicação da Secopa
Lisiane Linhares e Ana Martins
imprensa@secopa.ce.gov.br
+55 85 3264.5359