Quase 80% da orla marítima de Fortaleza está própria para banho

14 de setembro de 2012 - 17:51

O 37º boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza deste ano, emitido nesta sexta-feira (14), aponta 24 pontos próprios para banho dos 31 monitorados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo). Essa quantidade de locais adequados para o contato primário com a água representa 77% da orla marítima da capital cearense.

 

Pelo histórico das análises, nota-se que nos quatro últimos meses do ano a quantidade de pontos próprios para banho em Fortaleza aumenta. Nesse período, em média, mais de 70% dos locais monitorados pela Semace estão dentro dos padrões, chegando, às vezes, quase à totalidade. Já no primeiro quadrimestre, essa situação se inverte.

 

De acordo com o gestor ambiental da Semace, Lincoln Davi Mendes, a mudança está fortemente relacionada com a ocorrência das chuvas. “No início do ano é quando temos a nossa quadra chuvosa, que afeta diretamente na qualidade da água de nossas praias”, informou Mendes. O gestor explicou que a água da chuva acaba carreando o lixo jogado nas ruas para as galerias pluviais, que desaguam no mar e, consequentemente, contribuem com a poluição da água.

 

Outros fatores também ajudam para que um ponto se torne impróprio, como condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos, adensamento urbano próximo e efluentes domésticos. Esse último fator citado, segundo Mendes, é o principal responsável pela má qualidade da água.

 

Confira, abaixo, os pontos próprios e impróprios para banho em Fortaleza:

 

Pontos próprios

Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia

Barraca Beleza

Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Mucuripe
Estátua de Iracema
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ideal Clube
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Barraca Big Jeans

 

Pontos Impróprios:

Kartódromo
Início da Av. Pasteur
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do abaeté
Goiabeiras
Barra do Ceará

 

14.09.2012 

Assessoria de Comunicação da Semace

Fhilipe Augusto (comunicacao@semace.ce.gov.br/ 85-3101.5554)

Twitter: @Semace

Facebook: semace.gov