Obras de dragagem do Rio Cocó começam nesta quarta-feira (19)

18 de setembro de 2012 - 20:17

Um dos mais importantes rios do Ceará e que corta a capital, Fortaleza, já começou a ser dragado. Demanda antiga das populações de suas margens, a dragagem do leito do Rio Cocó compreende, nesta etapa inicial, 1 mil metros de extensão. Dividida em três trechos, a obra abrange cerca de 10 km com um volume total a ser dragado de 402.170 metros cúbicos. Nesta quarta-feira (19), às 9h30min, o governador Cid Gomes, acompanhado do secretário Camilo Santana, vai conferir o início das obras.

 

A dragagem será iniciada no Trecho II, a partir da ponte da Avenida Sebastião de Abreu no sentido da Cidade 2000. Ao todo, o trecho conta com 12.319 metros de extensão, dos quais 4.286 metros serão dragados – onde estão incluídos os 1 mil metros iniciais. Começa na junção com o Canal da Aerolândia e segue até às proximidades da foz do Rio Cocó (Praia do Caça e Pesca). Daqui, serão retirados 166.248 metros cúbicos.

 

Mais dois trechos formam a obra: o Trecho I, que vai da Avenida Presidente Costa e Silva até a ponte da Avenida Murilo Borges, contando com 4.067 metros a serem dragados dos 8,5 mil metros de extensão total; e o Trecho III, que vai do Canal da Aerolândia  (entroncamento da da Avenida Aguanambi com a BR 116) até o Rio Cocó. Aqui será feita a dragagem de 1.274 metros de uma extensão total de 1.862 metros. O volume a ser retirado é, respectivamente, de 159.835 metros cúbicos e 76.085 metros cúbicos, nos Trechos I e III. 

 

Projeto Rio Cocó

A dragagem é parte integrante de um conjunto de ações que compõem o Projeto Rio Cocó. O investimento total da dragagem é de R$ 17,9 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento, com contrapartida do Governo do Estado.

 

A área de intervenção do Projeto abrange os municípios de Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga. Constitui-se de uma combinação de intervenções das quais fazem parte construção de barragem, visando diminuir a faixa de inundações; limpeza do Rio; obras de urbanização com instalação de equipamentos sociais; e construção de unidades habitacionais para receber as famílias que moram nas margens do Rio.

 

O Projeto Rio Cocó é um dos três projetos de urbanização em execução pela Secretaria das Cidades. Em seu âmbito, também já está em execução todo o Programa de Monitoramento e Resgate Arqueológico e de Educação Patrimonial solicitado pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Serviço

Início das obras de dragagem do Rio Cocó
Local: Avenida Juarez Barroso (próximo à ponte do Rio Cocó da avenida Sebastião Abreu)
Horário: 9h30min.

 

18.09.2012

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Ana Cristina Cavalcante / Priscila Teixeira

comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades