Semana Nacional de Trânsito faz abordagem educativa nas rodovias, avenidas e praças

18 de setembro de 2012 - 15:01

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada em todo o Brasil a partir desta terça-feira (18) até a próxima terça-feira (25). No Ceará, o Detran marcará o evento com a realização de blitze educativas em rodovias estaduais e avenidas de Fortaleza, e abordagem de pedestres em praças, com o tema “A dor de um acidente pode durar para sempre. Não exceda a velocidade. Preserve a vida”.

 

O cantor Leonardo cedeu sua imagem gratuitamente ao Departamento Nacional de Trânsito – Denatran para ilustrar a campanha deste ano. O filho de Leonardo, o também cantor Pedro Leonardo, quase morreu em acidente de trânsito, em Minas Gerais, no dia 20 de abril passado, permanecendo por quase três meses hospitalizado.

 

Nas blitze educativas, as equipes do setor de Educação de Trânsito do DETRAN-CE distribuirão panfletos, saquinhos de lixo, para colocar na alavanca do câmbio, adesivos e brindes para crianças, com a marca da campanha.

 

A ideia é mobilizar a sociedade para os cuidados no trânsito, respeitando a sinalização e as regras vigentes em todo o País, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir quando beber, usar o cinto de segurança e os dispositivos de retenção de crianças, respeitar a faixa de pedestre, manter a licença anual do veículo e CNH em dia, e, ao conduzir moto, usar capacete e estar habilitado na categoria A.

 

As blitze educativas estão programadas para acontecer em 18 locais diferentes, durante toda a semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Alguns desses locais são os seguintes: Lagoa de Messejana (próximo ao terminal), Avenida José Bastos (próximo à Lagoa de Parangaba), CE 065, Avenida Dioguinho (próximo ao Caça e Pesca), Avenida Perimetral (próximo ao Conjunto José Walter), Conjunto Ceará (na Avenida Central), CE 401 (próximo ao Aeroporto) e CE 025 (próximo a Lagoa da Precabura). Os locais em que os pedestres serão abordados, das 17h30min às 21h30min, são os seguintes: Praça do Lagoa Jacareí, Praça Luiza Távora, Praça do Cocó e Polo de Lazer do Conjunto Ceará.

 

O encerramento da Semana Nacional de Trânsito acontecerá na Escola de Educação para o Trânsito, na sede do DETRAN-CE, com a solenidade de entrega, às 9 horas, da premiação dos melhores desenhos realizados por alunos de escolas públicas e privadas que participaram das atividades lúdicas durante este ano, durante a visita guiada. Anualmente, na Escola de Educação para o Trânsito, em atividade desde 2009, cerca de 26 mil alunos aprendem a respeitar a legislação de trânsito, durante quase duas horas em que os futuros condutores brincam dirigindo veículos com controle remoto e dirigindo miniveículos em uma mini pista sinalizada, orientadas por monitores.

 

18.09.2012

 

Assessoria de Comunicação do Detran-Ce

Paulo Ernesto Serpa – (85)3101.5813 | 3101.5819

paulo.ernesto@detran.ce.gov.br