Quinteto de cordas paulista realiza concertos gratuitos nesta sexta-feira (21)

20 de setembro de 2012 - 13:45

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) está trazendo para Fortaleza a Cantilena Ensemble, um quinteto de cordas paulista, para apresentações gratuitas No Theatro José de Alencar e no Auditório do Centro de Humanidades da Uece, no bairro de Fátima, sexta-feira, dia 21.

 

Cantilena é um nome genérico para um evento envolvendo canto. “É um termo antigo e é usado por este conjunto para criar um espírito de ambientação histórica, pois o trabalho todo é relacionado à história da música, tendo um quinteto de cordas como agente ilustrativo, ou seja, eles tocarão à medida em que a aula for se desenvolvendo”, explicou o regente da Osuece, Alfredo Barros. O Cantilena Ensamble em Português seria ´Conjunto Cantilena´.

 

O grupo é formado por Rucker Bezerra, Ana Paula de Souza, Rentao Bandel, Ana Beatriz Rebello e Airton Guimarães e o objetivo da Cantilena Produções Culturais é divulgar a música clássica através de concertos eruditos e didáticos. Desta forma, os projetos e Concertos da Cantilena Produções pretendem contribuir para a difusão da música erudita e instrumental, formação de plateia.

 

As apresentações do Cantilena Ensemble serão às 15 horas no Auditório do Centro de Humanidades, no bairro de Fátima, e no Theatro José de Alencar, às 21 horas, com entrada gratuita. A seleção das obras musicais executadas nos concertos é composta por peças de compositores de destaque, como: Vivaldi, Mozart, Tchaikowsky, e de expoentes da música contemporânea, nacionalista, além de compositores do século XX.

 

Em seu projeto inovador “A História através da Música” e “A História do Brasil através da Música”, ambos centrados numa abordagem pedagógica, as apresentações se destacam pelas projeções de imagens em telão, contextualizando as obras apresentadas durante o concerto com o tempo histórico, acrescida das intervenções didáticas da professora Beatriz Rebello.

 

A Cantilena Produções Culturais produziu, desde 2009, 60 concertos na capital paulista e em cidades do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

 

Fonte: Maestro Alfredo Barros (85 9651.8563 – 8604.3449)

 

20.09.2012

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br / 85 3101.9605)