Cid Gomes destaca importância do ensino profissional na capacitação de jovens

21 de setembro de 2012 - 18:44

O governador Cid Gomes participou nesta sexta-feira (21), em Sobral, na Região Norte, do I Fórum Tecnológico Regional de Educação Profissional. Com a palestra  “O desenvolvimento do Ceará e a política de Educação Profissional”, proferida na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Lysia Pimentel Gomes, Cid Gomes destacou a importância da capacitação de jovens para obtenção de oportunidades no mercado de trabalho. O programa de implantação de Escolas Estaduais de Ensino Profissional (EEEPs) desenvolvido pelo Governo do Ceará é o maior do Brasil.

 

Criada em 2008, a rede estadual conta com 88 escolas implantadas em todo o Estado. Até o final do ano, serão 95 unidades com a matrícula de 31 mil jovens. O objetivo das EEEPs é a formação profissional técnica integrada à educação básica, tendo em vista a inserção qualificada dos jovens no mundo do trabalho. Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. É nesse período que o estudante vai aprimorar suas habilidades, atitudes e competências individuais.

 

GOVDentroO I Fórum Tecnológico Regional de Educação Profissional.é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e promovido pelas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) de Acaraú, Camocim, Crateús, Sobral e Tianguá. Durante o evento, foram expostas experiências, de projetos e trabalhos científicos de estudantes, professores e gestores, com o objetivo de garantir o diálogo com temas como aprendizagem cooperativa, mercado de trabalho para a juventude e empreendedorismo no ensino médio.

 

Além de seminários, estão programadas 17 oficinas sobre os mais diferentes assuntos. O aluno poderá aprender, por exemplo, como se faz um Mangá – histórias em quadrinhos no estilo japonês, um foguete ou ainda conhecer o cenário da “Mineração e o campo de atuação no Ceará e no Brasil”, tema que será abordado pelo chefe de mineração da Fábrica de Cimentos do Grupo Votorantim, Daniel Aguiar.

 

21.09.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)