Abertura oficial da Frutal 2012 acontece nesta terça-feira (25)

25 de setembro de 2012 - 14:05

 

A 19º Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (XIX Frutal 2012) será aberta oficialmente nesta terça-feira (25), às 19 horas, no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará. O evento é promovido pelo Instituto Frutal em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). A Frutal 2012 segue até a próxima quinta-feira (27).

 

O principal objetivo do evento é ampliar a discussão sobre educação e tecnologia e ressaltar os esforços para melhorias no setor da fruticultura, floricultura e agroindústria. Os participantes poderão visitar estandes de produtores de frutas, flores, sucos e polpas, além de terem a oportunidade de participar de diversas atividades, divididas em cursos e palestras técnicas, seminários técnicos e setoriais, painéis, mesas redondas e oficinas.

 

Segundo o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, o Ceará enfrenta, atualmente, a maior seca da história, comparada à dos anos 1915 e 1958 no que diz respeito à pluviometria. No entanto, não acontece a mesma tragédia dos anos anteriores, devido às políticas sociais de transferência de renda do governo e da adoção de soluções tecnológicas locais que fortalecem a economia agrícola regional para, assim, reduzir os riscos de perdas das safras.

 

Na oportunidade, a Ematerce e a SDA levarão 11 produtores rurais dos municípios de Fortaleza, Pindoretama, Palmácia, Aquiraz, Viçosa do Ceará, Nova Russas, Eusébio, Paracuru, Cascavel, Redenção e Jaguaribe que exporão e venderão produtos de sua fabricação tais como: derivados do caju (castanha, doces e compotas), cachaça artesanal, produtos da cana-de-açúcar, produtos de leite e também artesanatos. Os produtos expostos são provenientes da agricultura familiar e são importantes na composição da renda das famílias rurais.

 

Técnicos da SDA e Ematerce também vão realizar palestras sobre programas e projetos governamentais para desenvolver a agricultura familiar. Nesta terça-feira, às 8 horas, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, falará sobre as experiências exitosas da SDA no investimento na agricultura familiar.  Nelson Martins informou que mais recursos estão previstos para os investimentos nas atividades produtivas e para a capacitação de agricultores. “Investindo na agricultura familiar nós beneficiamos também o agronegócio, que pode contar com novos fornecedores e com produtos de qualidade para serem colocados no mercado”, afirmou.

 

Outros temas em destaque serão o Projeto São José III, Projetos de Irrigação na Agricultura Familiar,Projeto de Cultivo Protegido de Hortaliças e Flores, Assistência Técnica para a Agricultura Familiar, Microcrédito para a Agricultura Familiar e Projeto Agroamigo, Projeto Mandala, Projetos de Práticas Agrícolas para Convivência com a Semiárido, Programa do Empreendedorismo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Central de Frutas de Tabuleiros de Russas, Programa de Aquisição de Alimentos, Projeto de Substituição de Copas em Cajueiros Improdutivos e Projeto de Modernização e Fortalecimento da Mandiocultura.

 

Agroflores e Expofood

 

Também consta da programação do Frutal 2012 a XIV edição da Agroflores, que terá palestras e capacitações sobre a produção de flores, já que o Estado do Ceará tem se destacado na exportação de flores. A Expofood, concurso de gastronomia que terá a participação de chefs nacionais e internacionais.

 

Serviço

Dia 25 – terça–feira

Palestra do Secretário Nelson Martins sobre as Políticas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

8h – Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão de Eventos Oeste

19h – Abertura Oficial

26 e 27 – quarta e quinta-feira

Horário dos cursos técnicos:  8h às 12h

Horário de visitação: 14h às 22h

Local: Centro de Eventos do Ceará, na Avenida Washington Soares

 

25.09.2012

Assessoria de Comunicação da SDA com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Frutal

Lúcio Filho / Cícero Lacerda (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA