I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional começa nesta terça-feira (25)

25 de setembro de 2012 - 12:06

A I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, começa a construir uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) para o País. A partir desta terça-feira (25) até a próxima quinta-feira (27), representantes do Poder Público, Universidades e sociedade civil organizada promovem uma ampla discussão, cuja finalidade é definir as diretrizes e princípios básicos locais  da nova PNDR a ser consolidada pelo Ministério da Integração Nacional, com suporte do Instituto de Planejamento e Economia Aplicada (Ipea).

 

Com recorde de inscrições, a Conferência terá solenidade de abertura comandada pelo secretário estadual das Cidades, Camilo Santana. Toda a programação contará com equipes de técnicos do Ministério da Integração Nacional, Ipea e SCidades.  A abertura acontece nesta terça-feira (25), às 18 horas, nas instalações do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).

 

Camilo Santana destaca que o Ceará sai na frente na realização da Conferência, etapa preparatória para uma conferência nacional, a cargo do Ministério da Integração Nacional. “A Secretaria das Cidades realiza essa ação em parceria com o Ministério e o Ipea. E o Ceará é um dos primeiros estados a fazer a sua Conferência”, reforça.

 

Segundo o  titular da SCidades, a temática da Conferência está mobilizando vários segmentos da sociedade, nas esferas pública e privada. “Nossa proposta é debater o desenvolvimento e a integração regional, tendo o Ceará como foco. E, dentro deste universo, discutir temas da máxima relevância como o Plano Brasil Maior e o financiamento do desenvolvimento regional e  sustentável”, informa.

 

De acordo com informações da coordenadora de Desenvolvimento Urbano Territorial da Pasta, Carolina Rocha, outra missão importante desta etapa é a representatividade.  “Durante a  conferência estadual, também serão escolhidos os delegados do Ceará para etapas de discussão macrorregional e nacional”, acrescenta Carolina.

 

Com o tema “Ceará: Desenvolvimento e Integração Regional”, a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional debaterá tópicos como Plano Brasil Maior, financiamento do desenvolvimento regional e vetores do desenvolvimento regional sustentável.

 

Serviço:

 

Abertura da I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional

Data: 25 de setembro (terça-feira)

Local: Auditório do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU)

Horário: 18:00h

 

24.09.2012

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Ana Cristina Cavalcante / Priscila Teixeira (comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249)

Twitter: @scidades