Dia do Idoso é celebrado com programação especial na Casa José de Alencar

27 de setembro de 2012

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011 mostram que o Ceará aparece como 5° estado brasileiro com a população mais envelhecida. Segundo o estudo existe 1,089 milhão de idosos em todo o Estado, o que representa 12,6% da população. Para comemorar o dia dessa importante parcela da sociedade, oficialmente celebrado em 1° de outubro, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realiza nesta sexta-feira (28), o Dia Nacional do Idoso, a partir das 08 horas, na Casa José de Alencar.

 

Participam da celebração, grupos de convivência de idosos de sete Centros Comunitários, Abrigo dos Idosos e Ciaprevi, ambas unidades coordenadas pela STDS. A sociedade civil organizada marca presença por meio do Clube da Melhor Idade e seus grupos de convivência. Durante toda semana a STDS realizou uma séria de atividades com os idosos, com passeio ao zoológico, atividades de dança e cursos artesanais.

 

Melhor Idade

 

A festa na Casa José de Alencar terá mostra de talentos artísticos conduzida pela Associação do Clube da Melhor Idade, cine debate com o filme “Dona Cristina perdeu a memória” e oficinas de decupagem. Além disso, o público terá acesso a serviços de massoterapia, saúde (medição de pressão arterial e teste de diabetes) e salão de beleza (maquiagem).

 

Cidadania

 

Mais do que celebrar o Dia Nacional do Idoso, a programação tem como objetivo também alertar a população para os números da violência contra idosos. Para ajudar a combater esse preocupante problema, a STDS coordena o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (Ciaprevi).

 

Desde a criação do Centro, em junho de 2009, foram registradas até este ano 2.750 denúncias, das quais 1.272 foram acompanhadas e encerradas, permanecendo 1.478 em acompanhamento. O Ciaprevi atende casos de violência por meio de serviços jurídico, social, psicológico e terapêutico. Para denunciar, basta ligar 0800.275.5555.

 

Serviço:

Data: 28 de setembro (sexta-feira)

Horário: a partir das 8 horas

Local: Casa José de Alencar – Av Washington Soares, 6055 – Alagadiço Novo

 

27.09.2012

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 2099)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline