Mais de 100 mil alunos da rede estadual fazem Simulado do Enem 2012

27 de setembro de 2012

A Secretaria da Educação (Seduc) aplica nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28) o simulado Seduc Enem 2012 para 110 mil alunos da rede pública estadual. A atividade integra um conjunto de ações destinadas à mobilização e preparação dos estudantes para que possam realizar o Exame com segurança e com perspectiva de ingresso no ensino superior por meio deste processo. O Simulado inscreveu alunos de 3º ano, da Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio Presencial e ex-alunos matriculados no Programa Rumo à Universidade (PRU).

 

As provas que acontecem hoje, das 13 horas às 17h30min, reúnem conteúdos das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Na sexta-feira (28), das 13 horas às 18h30min, os participantes farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Devido às características do ensino noturno, as provas do Simulado Seduc Enem 2012 começaram a ser realizadas nesta quarta-feira (26), das 19 horas às 22 horas, e seguem até esta sexta-feira (28).

 

O objetivo da ação é proporcionar aos estudantes a vivência de todo o processo que envolve a realização do Enem, como horários de chegada aos locais das provas e assim habituar-se ao tempo para conclusão das mesmas, bem como a autoavaliação das competências cognitivas já desenvolvidas, além de oportunizar aos estudantes o contato com questões características deste exame.

 

A divulgação dos gabaritos das provas objetivas realizadas no primeiro e segundo dias de simulado está prevista para sábado (29), às 16 horas, no site da Seduc (www.seduc.ce.gov.br). 

 

O trabalho da Seduc voltado aos estudantes que farão o Exame começou no início do ano letivo nas escolas, onde também aconteceu um grande movimento para que o maior número de alunos fosse inscrito no Enem. A rede estadual alcançou a marca de 91 mil inscrições em 2012, superando em mais de 7 mil o de inscritos do ano passado. Em julho passado, realizou o projeto “Enem não Tira Férias” com aulões e simulados em 147 escolas estaduais e as Colônias de Férias, no Interior.  No dia 11 de agosto, Dia do Estudante, a Seduc lançou as ações destinadas aos jovens do 3º do Ensino Médio, o “Enem Chego Junto, Chego Bem”, durante uma aula show para alunos da capital e do interior. O projeto inclui palestras, Guia do Estudante para Redação, simulados e o portal “Rumo à Universidade”. Nas datas das provas do Enem, denominado pela Seduc, DIA “E”, está programado um serviço de apoio aos alunos.       

 

27.09.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)