Segurança: Investimentos na área são dobrados

5 de outubro de 2012 - 15:00

O Governador Cid Gomes entregou nesta sexta-feira (05) à área de Segurança Pública 101 novas viaturas e 100 novas motos que vão reforçar o policiamento da Capital e Interior. Essa é mais uma das ações que o Governo do Estado vem realizando como parte do projeto de ampliação dos investimentos nessa área. “Todo o investimento que foi realizado ao longo da história do Ceará na segurança, nós vamos dobrar ao longo dessas duas gestões. Segurança Pública sempre é um assunto polêmico e que requer por parte de nós governantes preocupação e atenção. Toda essa área requer investimentos permanentes para que possamos antecipar o crime e garantir a tranquilidade da população”, destacou Cid Gomes durante a solenidade no Palácio da Abolição.

 

Sobre a entrega dos novos veículos, Cid Gomes explicou que do total de viaturas, 53 serão destinadas à Polícia Civil e atenderão municípios do Interior do Estado. Outras oito viaturas serão destinadas aos destacamentos da Polícia Militar em diversos municípios também do Interior. As outras quarenta viaturas serão empregadas na renovação da frota do Programa Ronda do Quarteirão (Batalhão de Policiamento Comunitário), para servir as equipes de policiamento de Fortaleza. Segundo o Governador, das viaturas entregues ainda em 2007, quando o Ronda foi lançando, algumas permanecerão compondo a frota e servindo de reserva e outras, menos conservadas, serão leiloadas. “Assim vamos poder reinvestir o montante aplicado”, explicou.

 

Já a 100 novas motos serão destinadas a renovação da frota da Polícia Militar, que atua como Ronda de Ações Ostensivas e Intensivas (RAIO). “Com essa ação o Governo Estadual está renovando todo o aparato motorizado desses policiais. Com a entregar desses novos veículos, o Estado também está realizando uma ação pioneira. Por ser um grupo que trabalha com uma abordagem diferenciada, os assentos das motos foram especialmente projetados pensando na segurança dos policiais e numa melhor execução de suas ações.”, destacou o secretário da Segurança Pública, Coronel Francisco Bezerra.

 

Outras ações que estão sendo desenvolvidas afim de garantir melhorias no setor foram lembradas pelo Governador durante a ocasião. Entre elas, o Governador destacou a realização de quatro concursos que até o final dessa gestão deve incorporar mais de sete mil novos homens aos quadros da Polícia Militar; e a ampliação da atuação da Polícia Civil no Interior do Estado. “São 50 novas delegacias, 43 delas já inauguradas, o que representa mais que o dobro de delegacias existentes quando assumi o Governo”, lembrou Cid Gomes. “Após essas inaugurações, já foi solicitado junto a Secretária que as 44 delegacias existentes sejam todas reformadas”, completou. A frente desses novos equipamentos estarão 306 novos delegados, que representa mais que o dobro de profissionais contratados ao longo da história da Polícia Civil.

 

viaturas1Segundo o Governador, o Estado também está realizando um curso para formação de 744 novos inspetores da Polícia Civil, ampliando em 70% seu efetivo. Outros quadros de profissionais também serão ampliados, com a contratação de 280 novos escrivães, dos 250 que já eram do Governo; 177 funcionários para a Perícia Forense, que antes contava com 140 pessoas trabalhando; e 800 novos agentes penitenciários. “O que precisa ser feito nessa área está sendo feito. Mas a orientação é que sempre seja feito mais.

 

Cid Gomes finalizou a solenidade reforçando que ações como a de hoje alertam os dirigentes, em todos os níveis de governança, para a atenção que merecem todas as áreas que beneficiam a população e todo o quadro de trabalhadores que ajudam a fazer o Governo do Estado. “Esses carros entregues não significam carros de luxo, mas de melhorar as condições de trabalho e custo benefício. Até 31 de dezembro de 2014, tudo quanto foi prometido e que for de responsabilidade dos gestores estaduais terá toda a atenção e cuidado do Governo”, reforçou Cid Gomes.

 

Em nome dos policiais, o secretário Cel. Francisco Bezerra agradeceu os investimentos que a Segurança Pública vem recebendo. “Nossa palavra é de agradecimento. O governador Cid Gomes literalmente transformou a Segurança Pública do Ceará”, agradeceu o gestor.

 

Prestigiaram a solenidade os secretários chefes do Gabinete do Governador, Danilo Serpa, e da Casa Militar, Cel. Brasil; o superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas; Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Werisleik Matias; perito geral do Estado do Ceará, Maximiano Leite Chaves; comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário, Ten-Cel. PM John Roosevelt Alencar e o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE), Cel. Túlio Studart.

 

Saiba Mais: 


Municípios contemplados com viaturas da Polícia Civil: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracoiaba, Araripe, Assaré, Banabuiú, Barbalha, Beberibe, Bela Cruz, Cascavel, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Jaguaruana, Jijoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mombaça, Novo Oriente, Orós, Pacajús, Pacatuba, Pacujá, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, Redenção, Saboeiro, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Tabuleiro do Norte, Tauá, Ubajara, Uruburetama, Uruoca e Varjota.

 

Municípios contemplados com viaturas da Polícia Militar: Chaval, Chorozinho, Farias Brito, Jucás, Pacujá, Pindoretama, Saboeiro e Uruóca.

 

05.10.2012

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)