Trinta e seis municípios foram pré selecionados para o Selo Verde

8 de outubro de 2012

Dos 91 municípios inscritos para etapa da certificação do Programa Selo Verde, apenas 36 municípios atenderam as exigências de conservação e uso sustentável dos recursos naturais e foram pré-selecionados. A análise foi realizada na primeira semana de outubro, pelo Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente – (Conpam), através comitê gestor do Programa. A metodologia aplicada para a seleção é a soma dos três índices: a de Gestão ambiental (IGA) e de Desempenho ambiental (IDA) e índice de Mobilização ambiental (IMA) que resulta no Índice de Sustentabilidade ambiental (ISA).

 

Os 36 municípios pré-selecionados foram: Sobral, Novo Oriente, Crateús, Tauá, Croatá, Barreira, Acaraú, Beberibe, Crato, Bela Cruz, Piquet Carneiro, Missão Velha, Parambu e Juazeiro do Norte (Categoria B), Iguatu, Cruz, Quixeramobim, Acopiara, Ibiapina, Maracanaú, Massapê, Maranguape, General Sampaio, Eusébio, Fortaleza, Pacoti, Barbalha, Morada Nova, Monsenhor Tabosa, Farias Brito, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Pacatuba, Brejo Santo, Caucaia, Várzea Alegre (Categoria C).

 

De acordo com o orientador da Célula de Políticas Públicas e Projetos Ambientais do Conpam, João Davi Façanha de Sousa, 55 municípios foram desclassificados por não apresentarem as documentações exigidas. Se algum município se sentir prejudicado, pode protocolar pedido de revisão, num prazo de 30 dias.

 

Esse ano, conforme detalhou a Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, Maria Dias, os municípios foram divididos por macrorregião e receberão a visita de técnicos os que obtiveram melhor pontuação: Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Sobral, Croatá, Ibiapina, General Sampaio, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Barreira, Pacoti, Fortaleza, Beberibe, Morada Nova, Novo Oriente, Crateús, Tauá, Crato, Missão Velha, Juazeiro, Iguatu, Acopiara e Brejo Santo. As averiguações acontecerão de 15 de outubro a 14 de novembro.

 

08.10.2012

Coordenadoria de Imprensa do Conpam

Elizabeth Rebouças / Juliana Mesquita (85 3101.1235 / 8848.2022)