Castelão: Espaço Cultural Etevaldo Nogueira recebe nova exposição de arte

9 de outubro de 2012 - 20:37

Entre troféus, vídeos, fotos, depoimentos e artigos que contam a história do futebol cearense o Espaço Cultural Etevaldo Nogueira no Estádio Castelão, reserva lugar também para as manifestações artísticas. Possibilitando o diálogo entre futebol e arte, logo na entrada do equipamento, os visitantes se deparam com uma exposição de arte renovada a cada 30 dias. A partir desta terça-feira (09) quem visitar o local, vai apreciar “A Arte da Marchetaria” do artista cearense Sílvio Rabelo. Para o secretário Especial da Copa 2014, a iniciativa é mais uma forma de divulgar o talento dos nossos. “A Arena Castelão é um espaço dedicado ao lazer, esporte e cultura. Trabalharemos sempre na promoção dos talentos cearenses”, garante Ferruccio Feitosa.
A marchetaria é uma técnica milenar utilizada para ornamentar superfícies planas de móveis e painéis (feitos geralmente de madeira) através da aplicação de materiais diversos como metais, pedras, madrepérola, entre outros. A técnica permite então a construção de objetos tridimensionais, esculturas, utilitários, joias, etc. As 38 obras expostas foram selecionadas obedecendo as preferências do artista, que além de desenvolver trabalhos autorais também faz releituras de nomes como Portinari, Leonardo da Vinci, Monet e Picasso.

 

A religiosidade é um marco forte do autor. Entre as peças preferidas dele está a imagem de São Francisco. Além disso, Silvio Rabelo retrata o clima, a cultura e os costumes do povo nordestino. Com mais de 20 anos dedicados às artes plásticas, ele inova transformando lixo em peças de exposição, já que toda madeira utilizada seria descartada. “É muito gratificante ver meus trabalhos expostos no Castelão, que é referência para o país e para o mundo. Muitas pessoas de diversos lugares vão passar aqui para apreciar as obras de arte. Cada uma carrega características únicas, cada uma merece atenção especial principalmente pelo valor que carregam”.

 

Espaço Cultural Etevaldo Nogueira

 

Construído com vista panorâmica para as arquibancadas, o Espaço Cultural com 1,800m2 permite ao visitante acompanhar o dia a dia dos operários que constroem o Castelão, enquanto passeiam pela história do futebol e apreciam obras de arte. Um dos objetivos é formar o público apreciador da arte, tendo o futebol como principal atrativo. Durante o primeiro mês de funcionamento o Espaço Cultural Etevaldo Nogueira recebeu mais de 1300 vistantes. O artista plástico cearense Mano Alencar foi o primeiro a ocupar o espaço destinado à arte, com a exposição “Revirando Meus Segredos”, composta por 23 obras abstratas.

 

Funcionamento

 

A visitação do Espaço Cultural é aberta ao público de terça a domingo, de 14h às 20h. De terça a quarta e de sexta a domingo, os bilhetes de acesso podem ser adquiridos na bilheteria da Arena a custo de R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia. As quintas-feiras serão reservadas para o acesso gratuito de turmas das Escolas Públicas Estaduais e Municipais com agendamento prévio.

 

09.10.2012

Coordenadoria de Comunicação da Secopa

Lisiane Linhares / Ana Martins / Sabrina Lima (imprensa@secopa.ce.gov.br / 85 3264.5359 / 8778.0024 / 8688.2163)