Arena Castelão: Espaço Cultural recebe mais de 1.300 visitantes em apenas um mês

10 de outubro de 2012 - 14:25

Há cerca de um mês a Arena Castelão abriu as portas com um novo espaço de visitação para cearenses e visitantes de todo o mundo. Relembrando o passado de conquistas e grandes nomes que fizeram a história do futebol cearense, o Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira já recebeu 1.339 visitantes que puderam conferir o acervo de fotos, vídeos, depoimentos e documentos históricos contando a história do futebol cearense. Para o secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, o Espaço Cultural promove a interação com o esporte. Ao mesmo tempo em que o visitante confere marcos históricos do futebol pode também acompanhar de perto os avanços da obra do Castelão, já que o Espaço Cultural foi construído com vista para as arquibancadas. “Fico feliz com a participação do publico que tem visitado o Castelão e se encantando até mesmo antes dele ficar totalmente concluído. Estamos agindo com total transparência, fazendo com que o publico possa conhecer a história do nosso futebol e ao mesmo tempo acompanhar o desenvolvimento da obra do Castelão, “ afirmou.

 

Enquanto a obra de reforma, ampliação e modernização do Castelão olha para o futuro e segue em ritmo acelerado para sediar jogos importantes na Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM, a área de 1.800m2 instalada no Edifício Central da Arena, preserva um olhar para o passado. O Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira possui ambientes internos cuidadosamente planejados para possibilitar o resgate da memória do futebol local desde 1896. Ao todo, quatro temas ganham destaques: História do Futebol Cearense, com passagem por seus clubes; Grandes Clássicos com a história dos seus astros; Personalidades; e um espaço dedicado à Arena Castelão. O local também destaca as artes plásticas. O primeiro a expor foi o artista plástico cearense Mano Alencar, com a série “Revirando Meus Segredos”. A partir desta terça-feira,09, quem expõe trabalhos é o artista plástico Sílvio Rabelo. A mostra em destaque revela a arte através da marchetaria, técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis e painéis através da aplicação de materiais diversos.

 

No mesmo espaço foram instalados dois mini auditórios com capacidade para até 30 pessoas, onde são apresentados depoimentos de personalidades importantes como jogadores, historiadores, cronistas esportivos e árbitros além de uma sala de monitoramento e controle. Tudo com acessibilidade para pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. O Espaço Cultural é coordenado pela empresa responsável pela operação do estádio integrante da Parceria Pública Privada (PPP), firmada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Copa de 2014.

 

Funcionamento

A visitação está aberta ao público de terça a domingo, no horário de 14 horas às 20 horas. De terça a quarta e de sexta a domingo, os bilhetes de acesso podem ser adquiridos na bilheteria da Arena a custo de R$ 10,00 a inteira e R$ 5,00 a meia. As quintas-feiras são reservadas para o acesso gratuito de turmas das Escolas Públicas Estaduais e Municipais, com agendamento prévio.

 

10.10.2012

 

Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014

Lisiane Linhares, Ana Martins e Sabrina Lima – +55 85 3264.5359

imprensa@secopa.ce.gov.br