Curso prepara técnicos no controle de escorpiões

11 de outubro de 2012 - 14:03

Os escorpiões foram responsáveis por 43% dos 2.297 casos de intoxicação humana no Ceará em 2010, de acordo com o último registro divulgado em setembro deste ano pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De 2009 para 2010, o número de acidentes com escorpiões aumentou de 726 para 1.269. Para fortalecer o controle desses animais, o Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da Secretaria da Saúde do Estado, realiza pela terceira vez em 2012 o Curso de Identificação e Manejo de Escorpiões para Profissionais de Vigilância em Saúde, de 15 a 19 de outubro, no município de Icó, para 40 técnicos dos sete municípios da 17ª região de saúde.

 

O acidente geralmente ocorre no momento em que a pessoa encosta a mão, o pé ou outra parte do corpo no animal. Os grupos mais expostos são os de pessoas que atuam na construção civil, assim como crianças e donas de casa. Ainda nas áreas urbanas, são sujeitos os trabalhadores de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, por manusear objetos e alimentos onde podem estar alojados (escondidos) os escorpiões.

 

Frequentemente, a picada de escorpião é seguida de dor (moderada ou intensa) ou formigamento do local do acidente. Nos casos graves, podem ocorrer náuseas ou vômito, suor excessivo, agitação, tremores, salivação, aumento da frequência cardíaca (taquicardia) e da pressão arterial. Os escorpiões procuram alimento à noite. Podem entrar nas residências através de tubulações para fiação e encanamentos de esgoto, além de frestas de paredes, portas e janelas. Podem ainda ficar escondidos na claridade do dia, em lugares escuros e escondidos como dentro de calçados, armários, gavetas, panos e toalhas em áreas de serviço e banheiros.

 

Criado em novembro de 2005, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica Estadual, CIAT, funciona no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e tem como objetivo promover diagnósticos mais precisos nos casos de intoxicação aguda e fazer os registros de intoxicação no Estado.

 

O que fazer em caso de acidentes com escorpião:

 

– Limpar o local com água e sabão;
– procurar orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente;
– se for possível, capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde pois a identificação do escorpião causador do acidentes pode auxiliar no diagnóstico.

 

O que não fazer:

 

– Não amarrar ou fazer torniquete
– Não aplicar nenhum tipo de substâncias sobre o local da picada (fezes, álcool, querosene, fumo, ervas, urina) nem fazer curativos que fechem o local, pois podem favorecer ocorrência de infecções
– Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada
– Não dar bebidas alcoólicas ao acidentado ou outros líquidos como álcool, gasolina, querosene,  pois não tem efeito contra o veneno e podem agravar o quadro.
– Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde

 

11.10.2012

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)

Twitter: @SaudeCeara