Programação especial movimenta Semana Mundial da Alimentação

15 de outubro de 2012 - 18:14

“Cooperativas agrícolas alimentam o mundo” é a temática de 2012 para a Semana Mundial da Alimentação, que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-CE) , comemora nesta terça-feira (16), na Praça do Ferreira. Para festejar a “Semana Mundial da Alimentação”, haverá programação cultural com a participação de grupos de teatro e dança da STDS, comercialização de produtos, e ainda, prestação de serviços à comunidade com verificação de pressão e glicemia, emissão de carteira profissional e orientação sobre hábitos alimentares saudáveis.

 

“Em 2012 completamos 31 anos de celebração, e esta data tem como objetivo sensibilizar toda a população sobre as problemáticas em relação alimentação, com especial atenção para as questões relacionadas a produção de alimentos. A escolha da temática se deu por esse ser o Ano Internacional das Cooperativas, explica a coordenadora da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da STDS, Regina Praciano.

 

“Um Brasil por ano”

 

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) só em 2008, as 300 maiores cooperativas mundiais movimentaram cerca de US$ 1,1 trilhão – cifra equivalente ao PIB de muitas economias de grande porte, a exemplo do Brasil. Baseado nessas informações, constata-se que as cooperativas agrícolas e alimentares apresentam-se como uma importante estratégia no enfrentamento a pobreza e a fome, pois colocam as pessoas acima do lucro.

 

Dentre as ações sociais de combate à fome, a STDS realiza uma série de atividades baseadas em práticas alimentares saudáveis, a exemplo do Restaurante Popular Mesa do Povo, na Parangaba. Aberto ao público, o restaurante oferta 1.400 refeições diariamente, ao custo de um real. Todos os dias, os clientes têm duas opções de proteína, além de arroz, feijão, macarrão, farofa e uma salada crua ou cozida, e suco de polpa de fruta. Para a sobremesa, fruta ou doce. O restaurante conta com o acompanhamento de um nutricionista, que orienta a elaboração dos cardápios.

 

Dia Mundial da Alimentação

 

O dia mundial da alimentação que acontece todos os anos no dia 16 de outubro, é comemorado em 150 países. O evento organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), esse ano visa desencadear uma reflexão sobre o quadro atual da ação das cooperativas agrícolas na garantia da segurança alimentar e na redução da pobreza.

 

Serviço:

Data: 16 de outubro (terça-feira)
Horário: 9 às 14 horas
Local: Praça do Ferreira – Centro

 

15.10.2012

Assessoria de Comunicação Social da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2089 – 2099)

Twitter: www.twitter.com/stdsonline