Seminário discute ações para o fortalecimento da agricultura familiar

17 de outubro de 2012 - 14:15

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), realiza o primeiro Seminário de Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Fortaleza. Será nesta quinta-feira (18), a partir das 8 horas, no Parque de Exposições Governador César Cals.

 

O encontro contará com a participação de beneficiários dos cinco municípios contemplados pelo Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Horizonte e Pacajus. O objetivo é a troca de experiência e o fortalecimento da rede de agricultores urbanos e periurbanos desses municípios. Na ocasião, será construído o cronograma para realização de 15 cursos a serem ofertados para os beneficiários do projeto.

 

De acordo com a coordenadora do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural, Graça Duarte, o Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana vai atender 600 famílias com dois cursos de 60 horas de aula/cada. “Nosso foco é a produção de alimentos orgânicos, visando a segurança alimentar e nutricional e a comercialização em feiras populares”, destacou.

 

Os cursos focam a produção agroecológica, na segurança alimentar e nutricional e gestão das politicas públicas com foco no associativismo, economia solidária e cooperativismo. Além da capacitação técnica os agricultores receberão insumos e instrumentos para o desenvolvimento de hortas e quintais produtivos como adubos, enxadas e sementes.

 

O Projeto

 

O Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana busca o Fortalecimento da agricultura familiar na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação tem o objetivo de garantir a segurança alimentar das populações mais carentes com a produção agroecológica/orgânica de alimentos sadios e de forma diversificada.

 

A ideia é fortalecer as redes de economia solidária, mediante apoio às organizações comunitárias de produção e comercialização e desenvolver a educação ambiental, através de oficinas pedagógicas com as pessoas envolvidas na produção e  consumo de alimentos oriundos da agricultura urbana e periurbana.

 

O projeto é coordenado pela SDA, através da Coordenadoria do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (Codet). A iniciativa vai atender famílias em condições de vulnerabilidade social e econômica, agricultores urbanos e periurbanos, desempregados, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, grupos organizados em cooperativas e organizações de produtores.

 

Serviço

 

I Seminário de Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Fortaleza
Local: Parque de Exposições Governador César Cals, Avenida Sargento Hermínio, 2677, São  Gerardo
Dia: 18 de outubro, a partir das 8 h da manhã

 

17.10.2012

Assessoria de Comunicação da SDA

Lúcio Filho / Cícero Lacerda (asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA