Amyr Klink encerra Semana da Ciência e Tecnologia no Ceará

18 de outubro de 2012 - 19:29

A Semana Nacional de Ciência de Tecnologia 2012 (SNTC) se encerra nesta sexta-feira (19) com uma palestra com o navegador e escritor Amyr Klink, às 19 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa (Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres). Ele, que ficou cohecido mundialmente por suas expedições marítimas solitárias, discorrerá sobre o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, quando irá sugerir estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no País. A entrada é gratuita.

 

A SNTC foi iniciada na última terça-feira (16) sob o tema sustentabilidade, que foi escolhido em função de ter sido objeto de discussão na Conferência Rio+20. O evento foi organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ocorreu no Brasil em junho passado, com a presença de representantes de quase todos os países do mundo. A iniciativa da SNCT é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, no Ceará, está sob a coordenação do Governo Estadual, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

 

Sobre o Palestrante

 

Amyr Klink ficou conhecido pelas suas expedições marítimas, que empreende geralmente de forma solitária. O primeiro feito a ser amplamente divulgado ocorreu entre 10 de junho a 19 de setembro de 1984, quando realizou a travessia solitária, num barco a remo, do oceano Atlântico. Foi um percurso de sete mil quilômetros entre Luderitz, na Namíbia  (África) e Salvador, na Bahia, percorrido sozinho.

 

Em dezembro de 1989, viajou rumo à Antártida, em um veleiro especialmente construído para a expedição, o Paratii. Permaneceu sozinho por um ano na região, sendo que por sete meses, seu barco ficou preso no gelo da Baía de Dorian. Da Antártica, rumou em direção ao Polo Norte e retornou ao ponto de partida, a cidade de Paraty, em outubro de 1991. A partir de então passou a planejar uma viagem de circunavegação da Terra.

 

Mora em Paraty (RJ), onde mantém uma escola de navegação para jovens carentes. Além de escrever livros, faz palestras sobre planejamento e empreendedorismo no meio empresarial. É formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Atualmente é diretor da Amyr Klink Planejamento e Pesquisa Ltda. e da Amyr Klink Projetos Especiais Ltda. É sócio-fundador do Museu Nacional do Mar, localizado em São Francisco do Sul (SC), e da Revista Horizonte Geográfico. Tem nove livros publicados e com sucesso de tiragem e vendas.

 

18.10.2012

Assessoria de Imprensa da Secitece

Simplícia Sinibaldi (plicia@sct.ce.gov.br / 85 3101.6466)